Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - A Ciência em Portugal - 28/10/2017

​Da Capa à Contracapa

Ciência e pseudociência à portuguesa

28 out, 2017 • José Pedro Frazão


Carlos Fiolhais e David Marçal são os convidados do programa desta semana.

O estado da ciência e da pseudociência em Portugal é o tema do programa Da Capa à Contracapa desta semana, com Carlos Fiolhais e David Marçal.

Sabia que Portugal está acima de França, da Itália ou de Espanha (e mesmo ligeiramente acima da Alemanha), no número de publicações científicas por milhão de habitantes?

Os dados sobre ciência em Portugal podem ser positivos, mas também insuficientes. Estamos abaixo da média europeia de despesas em investigação e desenvolvimento - gastamos 1,3 % da riqueza produzida no país contra 2% na União Europeia. Ultrapassámos Espanha que nos ganhava em 2003, mas a Europa está também longe dos 3% definidos na Estratégia de Lisboa há 17 anos.

O Da Capa à Contracapa é uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pode ouvir na Renascença aos sábados, às 9h30, ou a qualquer altura na internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.