Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - A hora dos CV - 26/10/2017

O Mundo em Três Dimensões

Quer uma entrevista de emprego? Envie o CV a estas horas

26 out, 2017 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)


A empresa norte-americana de recrutamento Talentworks analisou 1.610 candidaturas de emprego e concluiu que quem envia currículo entre as 6h00 e as 10h00, três a quatro dias depois da publicação do anúncio, tem 40 vezes mais hipóteses de arranjar emprego.

Se está à procura de emprego, isto interessa-lhe. A Talentworks, uma empresa de recrutamento com sede nos Estados Unidos, diz que a melhor hora do dia para enviar curriculos de emprego é de manhã.

E como chegaram a esta conclusão? A plataforma analisou 1610 candidaturas enviadas em diferentes periodos do dia durante vários meses. E percebeu que os candidatos que remeteram os seus curriculos até às 10h00 têm pelo menos 13% de hipóteses de serem convocados para uma entrevista de trabalho. Cinco vezes mais possibilidades do que quem envia um currículo depois da hora de expediente.

Das 10 em diante, a probabilidade cai 10% a cada meia hora.

A excepção são as 12h30. Nesse período, há um aumento de 11% a favor de quem procura trabalho. E isso até pode fazer sentido, porque há muitos chefes que aproveitam a hora de almoço para ver emails. Depois disso, as hipóteses voltam a cair abruptamente.

E das quatro da tarde em diante, esqueça. Aliás, a Talentworks diz mesmo que a partir das 19h30, os curriculos enviados têm menos de 3% de hipóteses de virem a dar direito a uma entrevista.

Ou então, no melhor dos cenários, o seu CV vai aumentar a pilha de papéis na secretária do director de recursos humanos. E passado algum tempo, acaba no saco azul da reciclagem do papel.

Por isso, para não correr riscos, tenha em atenção estas duas dicas: responda aos anuncios de emprego três a quatro dias depois da publicação e remeta o seu curriculo até às 10 da manhã.

Poderá achar que são meros detalhes. Mas os especialistas da Talentworks acreditam, cientificamente, que a combinação destes dois comportamentos aumenta 40 vezes as possibilidades de arranjar emprego.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AVÉ CARLOS CÉSAR...
    26 out, 2017 Lx 12:42
    A melhor "entrevista" será recorrer ao kamarada socialista Carlos César, pois esse costuma arranjar bons empregos ...mas para toda a família dele...Assim se vê que o kamarada César é um magnânimo representante do socialismo democrático , ético e transparente... Curioso que este bandalho socialista ainda vem falar em ética republicana...É preciso ter lata kamarada...Tenha vergonha ...
  • José Fontana
    26 out, 2017 Sobrencelhe 12:05
    Que estudo tão parvo!