Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - 40 anos Elvis - 16/08/2017

O Mundo em Três Dimensões

Elvis morreu há 40 anos mas deixou-nos mais de 800 canções para o recordar

16 ago, 2017 • André Rodrigues *, Paulo Teixeira (sonorização)


O rei do rock n' roll morreu mas continua vivo na memória de milhões de fãs em todo o mundo. É difícil acertar um número exacto. A verdade é que a legião de seguidores de Elvis Presley é a primeira dimensão mais ou menos quantificada da vida, da carreira e do legado do cantor norte-americano. Que era também um amante da numerologia.

O grupo dos fãs portugueses, 100% Elvis, elaborou uma lista de curiosidades numéricas sobre o seu ídolo. E, normalmente, onde entram números, facilmente chegamos a um padrão.

Elvis nasceu a oito de Janeiro de 1935. E Agosto é o mês oito. Acredite nesta coincidência ou não, a verdade é que, ao longo da vida, Agosto foi um mês marcante para Elvis Presley. E o dia 15, aquele que regista o maior número de ocorrências.

1955, dia 15 de Agosto: Elvis assinou o primeiro contrato com o empresário Tom Parker;

Três anos mais tarde, precisamente no mesmo dia, foi o funeral da sua mãe.

Mas as curiosidades não se ficam por aqui. A 15 de Agosto de 1972, foi arquivado o processo de divórcio com Priscilla Presley.

Nesse mesmo dia, em 1975, Elvis teve de ser hospitalizado depois de se ter sentido mal em Las Vegas. Um episódio que antecipou aquilo que viria a acontecer dois anos mais tarde. Mas no dia 16.

Há exactamente 40 anos, a voz do rei calou-se para sempre. Mas Elvis é indiscutivelmente um dos nomes mais celebrados da música à escala global.

Detém o recorde absoluto de vendas da história da música: mais de mil milhões de discos por 152 álbuns e singles. Aliás, feita a contagem das canções que ocuparam o primeiro lugar dos tops, Elvis Presley foi líder 80 semanas durante toda a carreira que conta ainda mais de mil actuações ao vivo, uma delas no primeiro concerto transmitido via satélite em 1973 emitido para mais de 30 países.

O 'Aloha from Hawaii' foi visto mais de 1,5 biliões de espectadores e os lucros do espectáculo reverteram na totalidade para uma instituição para doentes com cancro.

É mais ou menos consensual a ideia de que a generosidade de Elvis Presley ultrapassa a dimensão de estrela musical. Ao longo da sua carreira, os proveitos da carreira do rei beneficiaram mais de 100 instituições e acredita-se até que Elvis tenha doado mais de metade de tudo o que ganhou.

Para as memórias presente e futura, Elvis deixa-nos mais de 800 canções e 33 participações em filmes como actor principal. Um inquestionável fenómeno de popularidade que atravessa os tempos, que encanta várias gerações de fãs.

E que permanece vivo, 40 anos após a sua morte.


*com Clube 100% Elvis, Still Rockin'

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Aparecida de Fátima Adriano
    16 ago, 2017 Santa Bárbara do Oeste, SP 22:28
    Nós fãs do Brasil agradecemos os vídeo postados. Estou ansiosa pela dublagem da vigília na Granceland.kisses