Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Depois de Mandela

10 ago, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Os sucessores de Mandela não têm honrado o seu legado.

O fim pacífico do regime de “apartheid” na África do Sul, no princípio dos anos 90 do séc. XX, foi uma feliz e inesperada surpresa. Uma vez que a minoria branca se recusava a abandonar esse regime de opressão sobre a maioria negra, e esta cada vez mais se mostrava incapaz de suportar a situação, a probabilidade de as coisas acabarem num banho de sangue era altíssima.

Mas a transição foi felizmente pacífica, graças à coragem do então presidente (branco) da África do Sul, Willy de Klerk (a minoria branca não queria acabar com o “apartheid”), e à figura extraordinária de Nelson Mandela. Um homem que passou 27 anos na prisão, por ser um activista anti-“apartheid”, mas que, uma vez libertado, apelou à paz e à reconciliação entre brancos e negros no seu país.

Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul. Infelizmente, os seus sucessores – Mbecki e depois Zuma – não honraram a herança de Nelson Mandela.

O ANC, o maior partido negro de onde têm saído os presidentes daquela república, deixou-se capturar pela corrupção.

Mbecki abandonou o cargo de Presidente em 2008, deixando-o vago. Contra Zuma, o actual Presidente, correm nos tribunais sul-africanos centenas de processos por corrupção.

No ano passado, Zuma foi obrigado pelo Tribunal Constitucional a devolver uma verba recebida do Estado e que ele aplicou em obras na sua residência privada.

Esta semana, o Parlamento rejeitou uma moção de censura a Zuma. Foi a sétima, mas a primeira a ter voto secreto.

Ora, o ANC, que dispõe de larga maioria parlamentar, viu agora 40 deputados seus votarem contra Zuma. Este termina o seu mandato em Dezembro próximo, mas nada garante que o seu sucessor se revele mais honesto e mais competente.

Entretanto, a criminalidade e a pobreza crescem numa África do Sul liberta do “apartheid”, mas não de outros males.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    10 ago, 2017 Santarém 22:54
    Possivelmente os brancos que nessa altura estavam dispostos a lutar por uma divisão territorial uma para brancos outra para negros estavam dentro da razão, os acontecimentos vêm dando-lhe razão e a situação não tenderá a melhorar isto olhando ao que se passa por praticamente todo o continente africano, se este país enquanto governado por brancos foi talvez na altura o único sucesso em África equiparado ao melhores do mundo corre agora o risco de cair na miséria como quase todos os outros por esse continente de pouca sorte.
  • Marco Visan
    10 ago, 2017 Lisboa 22:07
    Com o Sr. Sarsfield já nos habituamos a uma literatura pobre, aborrecida e repetitiva. Infelizmente, a Renascença não tem melhor para nos apresentar.
  • Carlos de Moura
    10 ago, 2017 Vanderbijlpark 21:18
    Eu gostaria de dizer ao Sn. Sarsfield Cabral para ler as noticias sobre a Africa do Sul com mais atencao pois nao foram 40 MP's mas sim 21 e 9 que se abstiveram de votar contra o Presidente Zuma.
  • Zulu boy
    10 ago, 2017 Lagos 20:28
    Sr. Aleto não opine sobre assuntos que obviamente você não tem qualquer conhecimento. A analise do Sr. Sarsfield esta correta, para além disso ele não tem que defender nem deixar de defender o Nelson Mandela.
  • carlos andre
    10 ago, 2017 porto 20:27
    SR ALETO O QUE O SR DIZ É UMA PEQUENA COISA deste sr cabral conheçio era primeiro ministro o SR MOTA PINTO.........E EU QUANDO FALEI COL ELE COM SR CABRAL VI A PEVIDE QUE ELE ERA JÁ me cortaram diversas vezes quando falo neste sr cabral vamos a ver se passa agora sou velho de .mais para ler o que ele escreve para não dizer outra coisa
  • ALETO
    10 ago, 2017 Lisboa 09:11
    Mandela passou 27 anos na prisão mas eu nunca vi o Sr. Sarsfield Cabral a lutar e a escrever contra a sua prisão. Vir aqui escrever acerca de Mandela, é grande oportunismo de sua parte, senão mesmo o cúmulo da hipocrisia.