Tempo
|

A+ / A-

Plataforma quer ajudar famílias a poupar 80% na compra de manuais escolares


João Bernardo Parreira, fundador da Book in Loop, revela que o projecto está a ter "um impacto nas famílias". A recolha dos livros deste ano lectivo já começou e acaba a 8 de Agosto.

A Book in Loop, plataforma online de compra e venda de manuais escolares em segunda mão do 5º ao 12º ano, espera ajudar mais de 70 mil famílias a poupar dinheiro no próximo ano lectivo.

João Bernardo Parreira, fundador da Book in Loop, explica que, ao usarem a plataforma, as famílias podem conseguir uma poupança de 80% do valor dos livros. “Ganham 20% com a venda dos seus livros e poupam mais 60% com a compra dos manuais”, afirma o jovem empreendedor.

Em média, em cada ano lectivo, estima-se que as famílias gastem 216 euros com cada filho na aquisição de manuais escolares. Através da plataforma Book in Loop podem poupar 80% desde valor.

Em 2016/2017, as 19 mil famílias inscritas economizaram cerca de 300 mil euros em livros escolares. A estimativa para o próximo é de três milhões de euros, com a reutilização de 100 mil manuais.

O jovem de 19 anos percebeu, conjuntamente com os seus sócios, que todas as “famílias tinham livros escolares em casa de que já não precisavam” e que isso era uma oportunidade.

“Tentámos encontrar uma maneira de rentabilizar esses livros”, ao vendê-los por 20% do seu preço de venda ao público (PVP), e de “criar um sistema confortável e fácil para que outras famílias tivessem acesso a eles por um preço muito mais reduzido”, por 40% do seu valor, explica

A única condição da Book in Loop é os manuais estarem em bom estado de conservação.

João Bernardo Pereira revela que o projecto tornou-se “bastante absorvente”, porque está a ter “um impacto nas famílias”. “Sentimos que estamos a dar dinheiro às pessoas por uma coisa de que já não precisavam e a fazê-las poupar imenso”, diz o estudante de Direito.

A Book in Loop conta com uma rede de recolha e entrega de livros a nível nacional, em parceria com a Sonae (Continente e Note) e a VASP. A recolha deste ano lectivo iniciou-se a 2 de Junho e termina a 8 de Agosto.

No futuro, a empresa pretende desenvolver um “produto para o mercado universitário”, revela João Bernardo Parreira. Este projecto já está a ser desenvolvido.

A ideia de uma plataforma de venda e compra de manuais usados surgiu antes de João Bernardo Parreira ser maior de idade. A ele juntaram-se Manuel Tovar e José Pedro Moura.

O projecto foi apresentado em Maio do ano passado na Startup Weekend, em Coimbra. Actualmente, a empresa já conta com 24 funcionários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.