Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​Com os olhos no inferno

• Opinião de José Luís Nunes Martins


As lágrimas são gotas de paixão pura que explodem de forma lenta nos olhos de quem sofre.

No nosso coração, damos morada a pessoas, lugares, tempos e coisas... memórias do que é, do que foi e do que podia ter sido... sonhos do que queremos, do que ontem desejámos e do que esperamos que venha a ser.

Sofre-se porque se ama, chora-se quando se vê esta vida tão frágil como ela é, nesta terra em que os males tentam, sem cessar, destruir tudo aquilo que o bem constrói.

Um inferno é uma terra onde a criação é destruída. Quase sempre resulta da vontade de alguém que prefere a guerra à paz, a escuridão à luz, o fumo a uma brisa de ar puro.

O bem renova-se sem fim. É sempre mais forte. Pode o mal arrasar, num só dia, o que o bem levou anos a erguer... mas tudo será elevado de novo, com o mesmo espírito, a mesma força e a mesma finalidade.

As emoções não são apenas o motor da maior parte dos nossos gestos, são também parte essencial dos próprios pensamentos mais complexos. Levam-nos por vezes a desanimar, da mesma forma que, em outros momentos, nos insuflam de um poder capaz de nos levantar e fazer voar por cima de qualquer abismo.

Dos pesos brutos dos nossos lutos à alegria pura de uma conquista dura... precisamos de chorar por muitas razões e emoções. E se precisamos, por isso mesmo, devemos.

Com os olhos no inferno... chora-se.

Mas quem ama e chora mantém-se sempre bem perto do céu.



(ilustração: Carlos Ribeiro)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.