Tempo
|
Aura Miguel Convida
Pessoas com uma saudável inquietação humana.
A+ / A-
Arquivo
Aura Miguel convida João Sousa Araújo - 11/06/17

Aura Miguel Convida

João Sousa Araújo

11 jun, 2017


Exprime-se através da arquitectura, da pintura e da escultura. É conhecido pelas suas obras de arte sacra, com pinturas de grande dimensão. Aos 87 anos, continua a criar.

O convidado deste programa tem quase 88 anos. É arquitecto, pintor e escultor. Estudou na Escola de Belas Artes de Lisboa, foi aluno de Leopoldo de Almeida, participou em diversas exposições e ganhou vários prémios.

Como arquitecto, por exemplo, assinou um dos hotéis mais famosos da ilha da Madeira, o hotel Savoy. Já expôs na Academia Francesa de Belas Artes, no Rio de Janeiro e em Roma, mas é hoje mais conhecido na sua vertente de arte sacra.

As suas pinturas, quase sempre em grande escala, estão espalhadas pelo país e também por Moçambique, pelos EUA e na ilha de Porto Rico.

Talvez a sua obra mais conhecida seja aquela que ainda hoje domina a parede do altar da capela-mor da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima. E também no Santuário do Cristo Rei em Almada, existem várias obras do nosso convidado que, entretanto, já recebeu uma nova encomenda para pintar 10 santos portugueses
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.