Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - CO2 refrigerantes - 06/06/2017

O Mundo em Três Dimensões

CO2 de 200 automóveis num copo de refrigerante? Há uma empresa suíça que torna isso possível

06 jun, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


E se as emissões anuais de 200 automóveis fossem parar às garrafas do refrigerante mais vendido em todo o mundo? Por mais estranho que possa soar, é possível. A Climeworks, uma empresa radicada na Suiça, patenteou uma tecnologia revolucionária que colhe o dióxido de carbono directamente da atmosfera para um filtro que quando aquecido, purifica o gás que depois é injectado nas embalagens de refrigerantes. 100% limpo. Pronto a consumir.

Num ano, esta startup suíça consegue capturar 900 toneladas de dióxido de carbono. Mas isso não é nada comparado com todo o CO2 que vai parar à atmosfera?

Seja como for, pode ser um bom começo. Quem sabe para outras boas revoluções. Aliás, os responsáveis pela Climeworks tencionam combinar o CO2 fabricado a partir da água para desenvolver um combustível sintético, com emissões de carbono neutras e tudo isto com a ajuda de energia renovável.

Mas para o fazer é preciso investimento. E não é pouco. Até 2025, esta empresa tenciona instalar 750 mil unidades para capturar um por cento das emissões globais de CO2. Um investimento que ultrapassa os 6 milhões de euros. Mas que conta com o apoio de empresas de capital de risco, de investidores privados e do próprio governo suiço.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.