Tempo
|
Maria Rosário Carneiro
Opinião de Maria Rosário Carneiro
A+ / A-

​Quanto deve durar uma licença?​

17 abr, 2017 • Opinião de Maria Rosário Carneiro


Estas licenças são necessárias para que as mães tenham o adequado tempo de recuperação e para que mães e pais realizem o seu direito à parentalidade em segurança material e profissional.

Qual é a duração adequada para as licenças de maternidade/paternidade (com salário e vínculos de trabalho garantidos)? Uns dias, umas semanas, meses, anos?

Recentemente o Banco Mundial promoveu um debate de especialistas com vista a analisar o impacto das diversas práticas de acolhimento precoce de crianças. O objectivo era identificar qual o tipo, a duração e em que tempo são mais eficazes, para depois se poder propor a sua replicação numa escala generalizada através de políticas públicas articuladas.

Uma das práticas em análise foi a das licenças de maternidade/paternidade tomando como universo de análise o caso dos países nórdicos, nomeadamente a Noruega.

A finalidade primeira destas licenças prende-se com o direito das crianças às suas mães/pais, a um acolhimento protegido e único onde se inicia a vinculação, onde se estabelecem laços de afecto e segurança, factores determinantes de um desenvolvimento equilibrado, potenciadores de múltiplas competências, essenciais para o seu bem-estar emocional e físico.

Mas estas licenças são também necessárias para que as mães tenham o adequado tempo de recuperação e para que mães e pais realizem o seu direito à parentalidade em segurança material e profissional.

Da análise, baseada numa grande amostra longitudinal, foram apresentados resultados muito interessantes dos quais destacarei dois: as crianças cujas mães/pais gozaram da licença de maternidade/paternidade durante os primeiros quatro meses de vida, por oposição a outros cujas mães/pais não fruíram da mesma licença, tiveram um melhor desenvolvimento global e, quando atingiram os 30 anos, usufruíam em média de um rendimento mensal superior em 7%; o aumento da licença para além dos quatro meses não revelou impactos significativos no futuro sucesso das crianças.

Em Portugal tem-se progredido bastante nesta matéria, e ouvem-se anúncios de propostas diversas que vão no sentido do seu alargamento.

Talvez seja um tempo para olhar para a experiência de outros e para as avaliações que dela se tem feito, aprender e procura fazer melhor. Os recursos são de todos e sempre escassos e a sua aplicação deve por isso ser prudente, criativa, a melhor possível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    17 abr, 2017 TERRADOMEIO 16:10
    Tomando como universo de análise os países nórdicos? A Noruega?!!! Sinceramente, não sei se hei-de rir ou chorar. Assim, na brincadeira em serviço, não vamos lá, não... Desta feita, a articulista desapontou-me. Sem mais comentário.
  • Lopo
    17 abr, 2017 Lisboa 11:27
    Muito bom. Uma ex-deputada do grupo Socialista a defender, como hábito próprio e não do grupo, pontos muito interessantes.