Tempo
|
A+ / A-

António Costa. Para a semana, as notícias “serão ainda melhores"

10 nov, 2016


Reacção do primeiro-ministro, questionado sobre as previsões da União Europeia em relação à evolução da economia portuguesa até ao final deste ano e em 2017.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, esta quinta-feira, que as notícias sobre a economia portuguesa "são boas" e que para a semana "ainda serão melhores", numa alusão ao processo de aprovação do projecto de orçamento português por parte da Comissão Europeia.

Costa fez esta declaração no final de uma reunião com o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, em São Bento, depois de questionado sobre as previsões da União Europeia em relação à evolução da economia portuguesa até ao final deste ano e em 2017.

"São boas e para a semana ainda são melhores", respondeu o líder do executivo português, já quando abandonava a sala onde tinha prestado declarações e acompanhava o seu homólogo luxemburguês até a porta da residência oficial do primeiro-ministro.

António Costa referia-se então à decisão da Comissão Europeia sobre o projecto de orçamento português, prevista para o próximo dia 16, à qual se segue uma visita a Portugal do comissário europeu para os assuntos económicos e financeiros, Pierre Moscovici, dois dias depois.

Na declaração conjunta com Xavier Bettel, António Costa defendeu que Portugal e o Luxemburgo "partilham uma visão comum sobre a necessidade de reforçar a União Europeia".

"No próximo Conselho Europeu, em Roma, é preciso dar um novo impulso para uma União Europeia que seja cada vez mais forte e mais dinâmica", sustentou o primeiro-ministro.

António Costa referiu-se depois à visita que o primeiro-ministro luxemburguês fará à Web Summit, no Parque das Nações, em Lisboa, dizendo constituir "um excelente sinal de como efectivamente a Europa se deve concentrar a dinamizar a sua economia".

"Uma economia assente na educação, na inovação e na investigação científica, ou seja, nos factores que contribuem para uma economia dinâmica nesta era do conhecimento", apontou ainda o primeiro-ministro português.

Neste capítulo, já quando finalizava a sua declaração, António Costa especificou a que é essencial a aposta da União Europeia no mercado único digital.

"Temos de aproveitar as oportunidades para que exista uma economia europeia cada vez mais forte", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António
    10 nov, 2016 Portugal 19:16
    Só podem ser melhores porque até agora, se retirarmos a propaganda, têm sido quase sempre más.