Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Sabe dizer como deve ser os nomes de todos os jogadores que estão no Qatar?

48k

Sabe dizer como deve ser os nomes de todos os jogadores que estão no Qatar?

30 nov, 2022 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Site não só ensina como se pronuncia o nomes dos cerca de 800 jogadores no Mundial, como avalia a forma como os diz.

São 32 seleções, de 32 países. No total, são mais de 800 jogadores que estão no Mundial do Qatar. Há os nomes com sonoridade inglesa, francesa, espanhola, portuguesa, mas também os nomes asiáticos ou os de origem muçulmana.

É um desafio saber como se pronuncia corretamente os nomes de todos eles, mas há um site que ajuda nessa tarefa: chama-se “Footballers Say My Name”.

Abrindo a página pode escolher a seleção e aparece, uma por uma, a camisola de cada jogador com o nome escrito. Depois tem um botão onde pode carregar para ouvir como se pronuncia esse nome e ao lado, outro botão para poder gravar a forma como diz o nome.

Uma vez feita a gravação, o site avalia a sua prestação, escrevendo se está ótimo, se está razoável, aconselhando a praticar mais ou, se estiver mesmo mau, informa-o “Desculpe, não foi possível reconhecer”.

João Vítor Martins é o engenheiro de software que criou esta página e explica o porquê da sua iniciativa. Diz que, pela sua própria experiência enquanto brasileiro a viver fora do seu pais, quando o nome é dito de forma errada com frequência, fica-se com a sensação de não ser bem-vindo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.