Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Há uma garrafa de gás inteligente no mundo e é uma invenção portuguesa

48k

Há uma garrafa de gás inteligente no mundo e é uma invenção portuguesa

23 nov, 2022 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Garrafa foi desenvolvida em Portugal e é comercializada pela Galp. Consoante os padrões de consumo de cada cliente, a garrafa vai avisando sobre o nível de consumo e quando será a melhor altura para comprar uma nova.

É um dos cenários mais temidos por quem está a usar a tomar banho com água aquecida por um esquentador ligado a uma garrafa de gás: Corpo ensaboado, cabelo cheio de espuma e a água fica gelada porque acabou o gás.

Isto não precisa de voltar a acontecer. A Galp comercializa a primeira garrafa de gás inteligente do mundo. É uma tecnologia portuguesa que marca a nova geração das garrafas Pluma, já conhecidas por serem leves.

As garrafas têm um sensor embutido e no telemóvel tem de ter descarregada a aplicação Mundo Galp. Quando coloca a garrafa de gás a uso, faz a leitura do código QR, ou através de um sensor de proximidade, e através de Bluetooth, emparelha a garrafa com o seu telefone.

Na app, tem de dizer se a garrafa está a ser usada, por exemplo, num fogão ou num esquentador. A aplicação consegue assim fazer uma estimativa sobre quantas refeições vai conseguir cozinhar ou quantos banhos consegue tomar.

Consoante os seus padrões de consumo, a garrafa vai avisando sobre o nível de consumo e quando será a melhor altura para comprar uma garrafa nova.

As garrafas inteligentes são comercializadas pla Galp ao mesmo preço das anteriores e, neste momento, os comerciantes já só estão a receber esta nova geração das garrafas Pluma.

Segundo a Galp, além de inteligente, esta é uma garrafa preocupada com o ambiente, dado que, no fim de vida, é totalmente reciclável e é também neutra em carbono, ou seja, a empresa assume o compromisso de compensar as emissões de dióxido de carbono que o consumo de cada garrafa representa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.