Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Sabia que há meias inteligentes que podem ajudar as pessoas com demência?

48k

Sabia que há meias inteligentes que podem ajudar as pessoas com demência?

11 mai, 2022 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Meias, que permitem antecipar estados de agitação, são aparentemente iguais às outras e podem ser lavadas.

Zeke Steer é investigaro na Universidade de Bristol. A sua bisavó é demente e ele via o sofrimento que isso causava na família e em quem cuidava dela. Preocupado, este estudante de doutoramento inventou umas meias inteligentes que prometem ser uma ajuda.

As meias, aparentemente iguais a quaisquer outras, quer no aspeto, quer ao toque, permitem controlar de forma discreta o batimento cardíaco, os níveis de transpiração e de mobilidade, antecipando cenários de agitação. Os dados recolhidos plas meias são transmitidos para uma aplicação instalada no telemóvel dos cuidadores, familiares ou funcionários do lar, por exemplo, de forma a que estes possam intervir antes da situação estar mais descontrolada.

O criador destas meias, Zeke Steer, diz que este tipo de vigilância costuma ser feita com aparelhos nos pulsos, mas que muitas vezes criam estigma, podem ser retirados com facilidade e em muitos casos ainda faz aumentar a ansiedade. As meias inteligentes, por serem tão discretas e iguais a meias normais (até podem ser lavadas na máquina), tornam-se mais suportáveis.

Feitos os estudos, as meias inteligentes abriram caminho ao negócio há dois anos. Neste momento, ainda está em fase de testes, mas a previsão é que estejam no mercado no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.