Tempo
|
A+ / A-

48k

Novo cabo submarino da Google pode render 500 milhões por ano a Portugal

17 mai, 2022 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


​Portugal é “ponto de melhor localização” para cabos e centros de dados. Primeiro-ministro esteve em Sesimbra, local onde nas próximas semanas vai chegar o Equiano, um cabo da Google que vai permitir ligar Portugal a África do Sul.

Novo cabo submarino da Google pode render 500 milhões por ano a Portugal

Portugal está em boa posição para ser uma referência no transporte e armazenamento de dados, defendeu esta terça-feira, em Sesimbra, o primeiro-ministro, António Costa.

O chefe do Governo assinalou a chegada do cabo submarino da Google, o Equiano, que pode trazer ganhos de 500 milhões de euros, por ano, à economia portuguesa.

“Nós somos não só o ponto de melhor localização dos cabos, mas somos o ponto onde, junto aos cabos, melhor podem ser localizados os data centres e todas as indústrias associadas aos dados, porque somos também um dos países que pode ter melhores condições para produzir energia renovável a mais baixo custo e, por isso, diminuir os custos funcionamento e instalação dos data centres”, argumentou o chefe do Governo.

Nesta ocasião, onde marcou presença também o ministro da Economia e o ministro das Infraestruturas, lembrou ainda que Portugal tem também os recursos qualificados necessários ao setor.

“Temos uma média de jovens na casa dos 20 anos a frequentar o ensino superior, que é superior à média da União Europeia”, disse Costa, acrescentando que, se se olhar em particular “para o número de recém graduados em engenharia, em função da população, só dois países da União Europeia tem uma maior densidade de Portugal: a Alemanha e a Áustria”.

“Somos, por isso, o terceiro país da União Europeia com maior densidade de recém-licenciados em engenharia”, rematou.

Nesta intervenção, Costa lembrou que "não há mundo digital sem estruturas físicas" e que os cabos submarinos, como o que está prestes a chegar a Portugal, "são as pontes do século XXI".

Cabo de 15 mil quilómetros entre Portugal e África

O cabo Equiano é um cabo de fibra ótica com 15 mil quilómetros de extensão que vai ligar Portugal a África do Sul e outras paragens africanas, permitindo uma ligação de internet 20 vezes mais rápida que a atual.

Este cabo submarino está há dois anos a ser estendido no fundo do oceano e deve chegar a Sesimbra nos próximos dias. A estimativa é que entre em funcionamento em 2022.

Segundo as contas da Google, uma das proprietárias deste cabo, a melhoria da conectividade pode vir a ter um impacto de até 500 milhões de euros anuais no PIB nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.