Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Ajudar a Ucrânia com a ajuda da tecnologia

48k

Ajudar a Ucrânia com a ajuda da tecnologia

11 mar, 2022 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Por todo o país multiplicam-se iniciativas. Na net, há uma plataforma onde pode pedir e prestar ajuda.

A guerra na Ucrânia continua, somando-se a cada dia que passa mais dificuldades a milhões de pessoas. Felizmente, têm-se somado também as iniciativas de solidariedade e ajuda.

Uma das mais recentes foi lançada plo Governo, a plataforma Portugal for Ukraine é um espaço onde tanto pode oferecer-se para ajudar como pode pedir ajuda.

Nesta página a primeira coisa que deve fazer é preencher um formulário com o seu nome e o seu mail e explicar em que situação se encontra: se é um cidadão ucraniano a precisar de proteção internacional, se é um ucraniano a querer estabelecer-se em Portugal, se é português e quer sair da Ucrânia, se quer ajudar ou se tem trabalho para oferecer.

Consoante cada uma das opções, deve dar outras informações. Por exemplo, se quer doar bens, dinheiro, comida, medicamentos, transporte ou outra coisa; ou, se tem ofertas de trabalho, em que área profissional.

Depois de preenchido este formulário é só enviar.

Se a sua ajudar for monetária, deixo outra sugestão tecnológica. No MB Way há uma secção chamada “Ser Solidário” e com poucos cliques consegue doar para várias organizações, entre elas a AMI e a Cáritas Portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.