Tempo
|
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Carro Voador - 07/07/2021

48k

É um teste, mas já há carros a voar mais de meia hora nos céus da Europa

08 jul, 2021 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Viatura atingiu os 170 quilómetros por hora e pode levar a bordo o condutor/piloto e mais um passageiro.

Aconteceu há dias aqui perto, na Europa: um carro voou durante mais de meia hora entre dois aeroportos da Eslováquia. Durante a viagem chegou a atingir uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 170 quilómetros por hora.

O carro é para já um protótipo, tem um motor de uma famosa marca de automóveis, funciona a diesel e demora dois minutos e 15 segundos a transformar-se em avião.

Ao contrário de outras experiências com viaturas voadoras, este carro não levanta voo na vertical, tem de partir e aterrar numa pista. A bordo pode seguir mais um passageiro, além do condutor.

O protótipo demorou dois anos a ser construído e representou um investimento de menos de dois milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.