Tempo
|
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Greater Change  - 12/05/2021

48k

Não tem uma moeda no bolso e quer ajudar um sem abrigo? Há uma app que resolve o problema

14 mai, 2021 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Chama-se "Greater Change". Está a ser desenvolvida e implementada no Reino Unido.

A aplicação chama-se "Greater Change" e promete pode ser uma solução para conseguirmos ajudar mais e melhor os sem abrigo.

Como é que funciona? Os sem abrigo que quiserem aderir a este sistema recebem um cartão a fazer lembrar um bilhete de festival, com uma fita para pendurar ao pescoço e um código QR.

Quem quiser ajudar, e como cada vez mais as pessoas não andam com dinheiro no bolso, podemos digitalizar o código. Surge no ecrã a ficha relativa à pessoa que queremos ajudar com algumas indicações sobre a sua história. Pode-se escolher quanto se quer dar e até escolher para que finalidade queremos contribuir, por exemplo, pagar alimentação ou custos associados a regularizar documentos de identificação.

Na aplicação podemos até definir que queremos ajudar aquela pessoa com um determinado valor todos os meses…

A ideia está a ser desenvolvida e experimentada no Reino Unido, em Oxford, e conta com a ajuda de instituições que possam referenciar quem está a precisar de ajuda e garantir que facto aquelas pessoas estão atrapalhadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.