Tempo
|
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Compras online fora da UE - 14/04/2021

48k

Compras "online" de fora da UE acima de 22 euros passam a pagar IVA. Conheça as novas regras

15 abr, 2021 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Novo regime entra em vigor a 1 de julho, depois de ter sido adiado seis meses por causa da pandemia.

Não fosse a pandemia e as novas regras já estariam em vigor desde o início do ano, mas por causa da Covid, só vão entrar em vigor no dia 1 de julho.

Afinal o que vai mudar? Até agora, quando se fazia compras naquela espécie de loja de chineses virtuais, como por exemplo o AliExpress ou Wish, ou em qualquer loja fora da União Europeia, se o valor fosse abaixo dos 22 euros, a encomenda não ficava retida na alfândega e por isso apenas era preciso ter muita paciência e esperar que chegasse.

A partir de 1 de julho, isto termina. Seja qual for o valor do que comprar, vai ter de pagar o valor do IVA que se aplica no país de destino.

As regras são impostas pla Comissão Europeia e, ao que tudo indica, não vão voltar a ser adiadas, até porque isso adia também a entrada de muitos euros nos cofres dos estados membros.

Com a entrada em vigor das novas regras, o fisco promete simplificar todo o processo para o pagamento do IVA deste tipo de encomendas. É suposto ser todo online e simples, o que pode acabar por ser uma vantagem, uma vez que, até agora, por vezes os produtos ficavam retidos aleatoriamente na alfândega e era um processo complicado conseguir o seu desalfandegamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana
    17 jun, 2021 M 08:38
    Título errado e que induz ao erro. As encomendas abaixo de 22€ é que passam a pagar iva, as restantes já o faziam.