Tempo
|
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Vencedores Eurekathon - 16/11/2020

48k

Estudantes inventam algoritmo para aumentar doações ao Banco Alimentar

17 nov, 2020 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Equipa de seis estudantes da Universidade do Porto e do Minho venceram a segunda edição do Eurekathon.

Começaram por ser 28 equipas, seis chegaram à final da Eurekathon, mas só uma venceu. A equipa chama-se Hunger Byte e é composta por seis estudantes de quarto ano da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade do Minho.

Os seis estudantes pegaram nos dados fornecidos pela NOS, parceira do concurso, e criaram um algoritmo que pode ajudar a encontrar mais doadores para as campanhas do Banco Alimentar.

Cruzaram os dados da operadora telefónica com dados sociais e demográficos e identificaram, na Área Metropolitana de Lisboa, que nas freguesias de Benfica, São Domingos de Benfica e Alcântara, por exemplo, estão pessoas com maior potencial de doarem mais alguns bens alimentares.

A proposta da equipa vencedora prevê que essa pessoas possam ser contactadas por sms ou email ou ainda que recebam, com a fatura da operadora telefónica, uma nota a apelar à sua doação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.