Emissão Renascença | Ouvir Online
Em Nome da Lei
O direito e as nossas vidas em debate. Um programa da jornalista Marina Pimentel para ouvir sábado às 12h.
A+ / A-
Arquivo

Temos uma Justiça preconceituosa?

05 mar, 2016


Temos uma Justiça preconceituosa?
Temos uma Justiça preconceituosa?

Um recente relatório das Nações Unidas afirma que as decisões judiciais em Portugal são marcadas por preconceitos. Não faltam exemplos para fundamentar esta afirmação e o “Em Nome da Lei” vai debruçar-se sobre alguns.

As considerações feitas pela juíza do julgamento do ex-ministro da Cultura António Maria Carrilho contra a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães; o caso de uma mulher, vítima de negligência médica, a quem os juízes do Supremo Tribunal Administrativo reduziram o valor da indemnização por entenderem que a sexualidade numa mulher de 50 anos não tem a mesma importância que tem em idades mais jovens; e o caso de Bacar Baldé, um cidadão guineense julgado à revelia e condenado a três anos e meio de prisão por um crime que não cometeu são alguns dos exemplos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    05 mar, 2016 Brasil 19:32
    Bom dia! Sou português, residindo no Brasil e também estou passando por um processo judiciário junto do Tribunal de Familia de Lisboa que merece a vossa atencao e a atenção dos portugueses. Gostaria de saber qual o procedimento para dar meu relato? Darei no momento certo e depois de consultar minha advogada, dado o ponto atual do processo? Fico no aguardo.