Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Trump e a direita americana

04 mar, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Trump propõe medidas ilegais, como matar as famílias de terroristas, torturar suspeitos, proibir a entrada de muçulmanos nos EUA... É um demagogo sem experiência política, que apela aos instintos mais baixos dos americanos.

O Partido Republicano está aflito com a probabilidade de ter Trump como seu candidato à presidência dos EUA. 50 conservadores especialistas de política internacional divulgaram uma carta aberta contra Trump. Este, de facto, não é um conservador normal: critica a invasão do Iraque, distancia-se do apoio a Israel, aprecia Putin, etc.

Mais grave, Trump propõe medidas ilegais, como matar as famílias de terroristas, torturar suspeitos, proibir a entrada de muçulmanos nos EUA... É um demagogo sem experiência política, que apela aos instintos mais baixos dos americanos.

Mas o Partido Republicano, em particular ala ligada ao “Tea Party” (que determinou a escolha de muitos candidatos do partido nas últimas eleições), só de si se pode queixar. Ao prosseguir uma política de confronto total e irracional com Obama (que chegou a considerar muçulmano…) e ao defender posições extremistas de direita, como impedir a subida dos impostos sobre os muito ricos, o Partido preparou o terreno para o aparecimento de Trump. Infelizmente, Trump não ameaça apenas os republicanos dos EUA - ameaça-nos a todos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luciano
    08 mar, 2016 Damaia 21:48
    Se o dinheiro é que conta para se concorrer à presidência? Então podemos ter qualquer um a candidatar-se. De qualquer forma ter o Trump ou o Ted Cruz (Tea Party) da extrema direita, qual é a diferencia?
  • 00SEVEN
    07 mar, 2016 Portugal 08:32
    É natural que o fenómeno "Trump" esteja a causar um grande mal estar nos "establishments" políticos dos EUA e da Europa. Isto é o fruto do "politicamente correcto" que é uma forma subtil de ditadura onde as pessoas são obrigados a aceitar conceitos impostos por políticos e seus derivados. É que os políticos transformaram uma missão patriótica e de serviço público em carreiras profissionais altamente bem remunerados e imunes a toda e qualquer responsabilidade perante os povos que eles representam. Por exemplo: Nos EUA prolifera a ideia de que os termos "male" e "female" têm que ser substituídos pelo termo "person" porque é considerado discriminatório. Em muitos lugares é considerado ofensivo utilizar a palavra "Christmas". Em muitos lugares públicos, e não só, foi retirada a cruz! E, se calhar, na Europa poderão aparecer muitos "Trumps"! O mundo muda e tudo o que é demasiado não é saudável! Até mesmo a liberdade. Porque a liberdade dos outros termina onde começa a minha e isso parece que desapareceu da sociedade!
  • Zé Açor
    06 mar, 2016 Açores 20:43
    Detesto lápis azuis! Agradeço que me retirem da lista dos vossos comentadores!
  • Alba
    06 mar, 2016 Setúbal 17:27
    Corolário do comentário do Sr. António de Vale de Cambra: A Coreia do Norte ou é uma ditadura de direita, ou é uma democracia de esquerda, tipo estalinista. Tal como o Regime Nazi era uma democracia, uma vez que Hitler foi eleito pelo povo.
  • Zé Açor
    06 mar, 2016 Açores 17:15
    Trump não é mais que o produto da reacção do cidadão comum à enorme estupidez a que se convencionou chamar de "politicamente correcto". A propósito, vou contar um facto acerca deste tema: Na Universidade de Griffith, na Austrália, há um concurso anual sobre a definição mais apropriada para um termo contemporâneo. Em 2015 o termo escolhido foi "politicamente correcto". O estudante vencedor escreveu: "Politicamente correcto" é uma doutrina sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos OCS e que sustenta a ideia de que é inteiramente possível pegar num pedaço de merda pelo lado limpo."
  • joao Gil
    06 mar, 2016 Lisboa 14:26
    Comentário baseado em quê? ..generalidades que se propagam coko se fossem verdades insofismaveis. Tudo nao passa de táctica política. Nem donald Trump advoga a mirte de ninguem nem fara construir muros que os mexicanos possam vir a pagar. Mas há lagum politico que não seja absoluta e totalnente demagogo quando é altura de concorrer e potencialmente ganhar eleicoes? Sera que alguém preferia mesmo ver um ultra conservador cristão a concorrer à Casa Branca ou à frente dos EUA? Ou a alternativa fraca e contemporizadora dos Democratas mais à esquerda resolveu alguma coisa nos ultimos 10 anos? Guantanamo por acaso fechou? E a Síria é um bom exemplo da politica dos EUA para o medio oriente? A verdade ê que a nossa Europa tem muitas manias e gosta muito de julgar o caracter dos anericanos, mas dar o corpo ao manifesto quando é preciso para proteger o bem maior se nao forem os americanos a terem ciragem pelis europeus, estes metem o rabo entre as pernas; falam que nem uns totos mas solução é que nunca dão a coisa nenhuma de verdadeiramente séria. Quem pode afirmar que Donald Trump será pior que Barack Obama? E Hillary Clinton, que usava o gmail para tratar assuntos de estado? É boa lá por que vem do partido democrata? Mentalidade socializante portuguesa, que não nos serve e não tem levado Portugal a lado nenhum. Porque haveriam os EUA de ter de ouvir conselho e colher exemplo da Europa socialista? E segui-lo?..isso vai levar o planeta para um estádio melhor?
  • Saul
    06 mar, 2016 lisboa 11:31
    Os americanos comuns estão fartos de levar porrada-vietname,paquistao,afeganistao,iraque,libia,siria ,11 de março,crise económico -financeira etc de forma q esta politica de Trump faz lembrar a antiga pena de Taliâo que pelos vistos está a colher os seus frutos.O cidadão comum n entende a politica subterrânea nem ela é explicada por questões internacionais e aparentemente a américa esta continuamente a ser uma potencia perdedora com reflexos na autoestima e no nível de vida dos americanos-é o q se pode deduzir, e ,um candidato fora do sistema parece ser benvindo por parte dos votantes americanos.
  • O Salta-Pocinhas
    06 mar, 2016 Johannesburg 09:50
    Dr. F.S.C. nao concordo consigo quando culpa o Tea Party com o aparecimento de Donald Trump !!!! Antes ponha a culpa em si proprio e seus colegas de oficio e a media em geral que nao dizem ao publico as coisas tais quais elas sao, mas preferem dizer o politicamente correcto. As pessoas estao cansadas de voces!!! Muito cansadas, e perderam o respeito pela media e tambem pelos politicos e jornalistas que querem ficar bem vistos ao dizer aquilo que e' a politica de certos magnatas. Por causa destas hipocrasias vossas e' que o povo agora comeca a dar ouvidos a Trump e outros como Trump como o Podemos e tambem ao BE mas a este ultimo talvez em menor percentagem. We all have what we deserve - stop blaming the Tea Party Francisco, not the real Francisco ( the real Francisco is in the Vatican, bless him).
  • Antonio
    04 mar, 2016 Vale de Cambra 12:17
    "Trump e a direita americana". Sr JORNALEIRO ! desde quando é que hà esquerda numa DITADURA ??
  • António Costa
    04 mar, 2016 Cacém 09:59
    "É um demagogo sem experiência política", e está tudo dito. Ameaça? Depende de quem lhe der as ordens. Estes "espertos" acabam sempre por ser "paus mandados" de alguém.....