• Marina Duarte
“Pedalar Sem Idade é uma atitude, uma forma de estar na vida, é sobre relações humanas, generosidade para com quem não tem acesso aos pequenos prazeres da vida, sobre fazer as coisas devagar e com propósito e sobre as histórias que nos inspiram.”
É com este parágrafo que a iniciativa “Pedalar Sem Idade” se define. Na prática, esta ideia, originária da Dinamarca, junta voluntários e idosos em passeios de bicicleta (trishaws) que têm uma verdadeira componente de bem-estar, alegria e liberdade.
Pode parecer simples, mas para os passageiros destes “trishaws” o dia do passeio é algo muito aguardado, que lhes devolve a mobilidade e a alegria de sentir os cabelos ao vento.
Para os voluntários que se juntam a este desafio é uma oportunidade de dar um propósito solidário ao que poderia ser apenas um utilitário passeio de bicicleta.
“Pedalar sem idade” já existe em 52 países e, em Portugal, conta com 300 voluntários em localidades como Almada, Cascais, Castelo Branco, Castro Verde, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Para conhecer melhor esta iniciativa, sábado, 11 de janeiro, assista à antestreia de uma curta-metragem gravada nos Estados Unidos que reflete exatamente o dia-a-dia de quem transporta e quem é transportado. Para ver no cinema S. Jorge, em Lisboa, a partir das 09h30.
Ao visionamento segue-se um debate com alguns oradores convidados associados a esta temática.
A entrada é gratuita e só tem de se inscrever no site: https://pedalarsemidadeportugal.pt/ onde pode encontrar toda a informação.
Oiça também a entrevista de Margarida Guedes de Quinhones, Diretora Executiva do Projeto em Portugal, a Dina Isabel, na Renascença.