Siga-nos no Whatsapp

A+ / A-

9 julho 2024

Romanos


Se fosse convidado para um jantar na Roma Antiga, seria convidado a entrar numa sala que não teria mesas ou cadeiras, mas divãs para se recostar. A seguir comeria pão, peixe, carne, favas, lentilhas, frutas e queijo. A pizza ainda não tinha sido inventada.

Romanos

Falta referir o ingrediente fundamental (e talvez o mais popular) da culinária romana: o garum, um condimento, a base de vísceras e de outras partes de peixe, que era deixado em salmoura ao sol durante cerca de dois meses. Se já provou molho de anchovas… o sabor devia ser parecido dependendo dos peixes e das ervas. Se não provou, deixe lá estar isso.

Ah, claro, em dias especiais, se fosse muito rico, faria um banquete com, por exemplo, girafa, avestruz, línguas de flamingo ou alforrecas.

Pronto, provavelmente a culinária não foi a coisa mais importante que os romanos nos deixaram, mas deixaram outras. Hoje prestamos homenagem à herança dos romanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.