A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Celebre os 140 anos do Zoo com As Três da Manhã

Ana Marta Domingues


O Jardim Zoológico faz 140 anos e As Três da Manhã fizeram questão de apagar as velas do bolo… Ao vivo! Esta terça-feira, 28 de maio, das 07h00 às 10h00, a emissão da Renascença foi a partir do novo Roseiral numa exposição imperdível dedicada às abelhas.

O Jardim Zoológico faz 140 anos mas, na semana em que se celebra o Dia da Criança, as surpresas são para os visitantes.

No dia 28 de maio quem também fizer anos não paga entrada no Zoo.

E também não pagava para assistir à emissão da Renascença no novo Roseiral. Todos podiam assistir! Neste dia a Joana Marques e a Inês Lopes Gonçalves, d’As Três da Manhã, estiveram ao vivo no Zoo das 07h00 às 10h00.

As Três da Manhã celebram 140 anos do Jardim Zoológico
As Três da Manhã celebram 140 anos do Jardim Zoológico

Ir ao Zoo é contribuir para a Conservação da Natureza:

Sabia que ao visitar o Jardim Zoológico está a contribuir diretamente para a Conservação da Natureza em todo o mundo?

Graças ao seu Fundo de Conservação, criado em 2005, o Jardim Zoológico participa ativamente em Programas de Conservação em vários habitats naturais espalhados pelo mundo, ajuda em ações de emergência, colabora com outras instituições através de apoio financeiro e de parcerias na área da investigação e educação.

A missão do Jardim Zoológico e uma exposição imperdível:

A missão do Zoo, que celebra já 140 anos de proteção à vida animal, é conservar, educar e investigar.

As Três da Manhã da Renascença, com a Joana Marques e a Inês Lopes Gonçalves, estiveram ao vivo no Zoo a conhecer esse importante trabalho. Esta terça-feira das 07h00 às 10h00 estivemos no novo Roseiral, junto à Exposição das Abelhas. Para cumprir parte da sua missão, de conservar, educar e investigar, o Zoo acaba de inaugurar neste novo espaço uma exposição imperdível, para toda a família e todas as idades, sobre a importância das abelhas.

Venha conhecer o mundo das abelhas. Nesta nova exposição que pode ver na zona de acesso livre do Zoo, vai perceber a complexa estrutura social deste inseto e todo o trabalho que faz até à produção do mel. Vai também perceber porque é que a polinização é o fio condutor de toda a exposição e a relação de dependência entre o trabalho das abelhas e a reprodução de espécies vegetais que servem de alimento para nós e para outros animais. Ao visitar o Jardim das Abelhas, vai estar a apoiar o Zoo na proteção da biodiversidade e dos ecossistemas naturais.

Está nas mãos de cada um de nós fazer a diferença!

O caso do Leopardo-da-Pérsia

Conservar, educar e investigar, é a missão do Jardim Zoológico, há 140 anos a proteger a vida animal. O Zoo ajuda a conservar a natureza de todo o planeta através da investigação e da educação e de ações específicas como salvar espécies em perigo.

É o caso do leopardo-da-pérsia, classificado como criticamente em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Atualmente conhecem-se apenas alguns grupos desta espécie a viver nas zonas do Cáucaso e da Rússia. A espécie é ameaçada pela redução do seu habitat natural, pela caça para o comércio ilegal da pele e dos ossos, e pela perseguição direta, pois é considerado predador do gado doméstico e uma ameaça às povoações.

O Jardim Zoológico de Lisboa, entre outros projetos, coordena neste momento o Programa de Reintrodução do Leopardo-da-Pérsia.

Enviou um casal desta espécie para Sochi, na Rússia, e já fez nascer por lá – no seu habitat natural! - as primeiras crias desta espécie. Foi a primeira vez que nasceram crias de leopardo-da-pérsia em 50 anos!

Por isto e muito mais vale a pena apoiar a missão do jardim Zoológico. Apesar de ficar aqui em Sete Rios, em Lisboa, já percebeu que o Zoo atua em todo o mundo para proteger a vida animal. E conta consigo para ajudar.

Celebre o Dia da Criança no Jardim Zoológico

Apagar 140 velas na mesma semana em que se celebra o Dia da Criança só podia dar uma grande festa com jogos, surpresas e, no fim-de-semana, com descontos nas entradas para os mais novos, dos 3 aos 12 anos.

E não só, leve as suas crias para ir conhecer as do Zoo: a cria do rinocerante-branco, do panda-vermelho, do macaco-aranha da Colômbia e do pinguim-do-cabo são tema para jogos e passeios pelo jardim. No fim-de-semana há um peddy paper para conhecer as crias do Zoo, workshops de bombas de sementes, ninhos para aves, pinturas faciais, um insuflável, conversas com o apicultor, e até a mascote do Garfield prometeu aparecer.

É ainda uma oportunidade de conhecer a nova Exposição das Abelhas no Roseiral, local escolhido pel’As Três da Manhã para celebrar o Aniversário do Zoo com a Joana Marques e a Inês Lopes Gonçalves ao vivo.

Educar para a conservação:

O Centro Pedagógico do Jardim Zoológico desenvolve programas educativos gratuitos para as escolas que o visitam desde 1996, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Básico e Secundário. Com base nos currículos e programas escolares, os nossos programas educativos são adaptados a cada ano de escolaridade e são reconhecidos como Utilidade Educativa pelo Ministério da Educação por desempenhar um importante papel na Educação Ambiental para a Sustentabilidade e na Educação para a Cidadania.

Com base nesta missão de educar para conservar, o Jardim Zoológico procura diariamente sensibilizar todos os que o visitam, através da partilha de curiosidades, informação sobre o estatuto de conservação das espécies e boas práticas a ter em conta na conservação da natureza.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.