Siga-nos no Whatsapp

A+ / A-

Quarto do Fundo

O fim do campeonato, a hora das decisões

Ana Marta Domingues


Como podem os jogadores e treinadores preparar-se mentalmente para jogos decisivos? Conversámos com o Psicólogo Gaspar Ferreira.

Gaspar Ferreira

O fim de um campeonato de futebol – e de qualquer outro! - é sempre emocionante. Não só para os adeptos mas também, claro, para os jogadores…. Tanto jogadores como treinadores enfrentam uma verdadeira montanha-russa de emoções: há pressão, há expectativa, há muito stress para gerir. Por isso, além da preparação física, a preparação mental é fundamental. É aqui que entra a psicologia desportiva: positivismo, controlo emocional, muito foco são essenciais!

Oiça a conversa de Carla Rocha com Gaspar Ferreira, especialista avançado em Psicologia do Desporto Consultor em Liderança e desenvolvimento de equipas, Membro do Conselho de Especialidade de Psicologia do Trabalho e das Organizações da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.