Tempo
|

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Há Música ao Fundo do Túnel!

Ana Marta Domingues


Porque informar é dar esperança, e a Saúde Mental toca a todos, em outubro há música ao vivo nos metros do Porto e de Lisboa. No mês da Saúde Mental, fique atento à Renascença. Deixe-se tocar por esta iniciativa, lembre-se que há sempre música ao fundo do túnel.

Em outubro, mês da saúde mental, a Renascença junta-se a mais uma edição da iniciativa "Há Música ao Fundo do Túnel".

De 23 a 27 de outubro há concertos ao vivo nos Metros do Porto e Lisboa que chamam a atenção para a importância de mantermos a nossa mente sã. A música pode ser uma grande aliada da Saúde Mental! Se esta sexta-feira, estiver em Lisboa, pode assistir ao encerramento no metro de S. Sebastião com o T3 da Renascença ao vivo entre as 17h e as 20h30 e com o músico Luís Trigacheiro a atuar durante o programa. A bem da saúde mental!

Informar é dar esperança:

Há Música ao Fundo do Túnel é uma iniciativa que pretende desmistificar o tema da Saúde Mental para que este deixe de ser tabu, possa ser esclarecido junto de toda a população e os seus cuidados, terapêuticas e tratamento se tornem acessíveis a todos. Através de concertos de música ao vivo, gratuitos, nos Metros do Porto e de Lisboa, é possível descobrir como a música é tão importante para o bem-estar físico, psíquico e social; Saber como aceder a cuidados de saúde mental públicos; E perceber como a Saúde Mental pode ter a cultura e a educação como ferramentas de apoio;

Outubro é o mês da Saúde Mental:

Há Música ao Fundo do Túnel está de volta para a sua 3ª. edição com concertos ao vivo no Metro do Porto, nos dias 23 e 24 de outubro e a 26 e 27 no Metro de Lisboa. Aproveite a música para parar e pensar na importância de cuidar de si e/ou dos seus familiares e amigos. Ao promover o seu bem-estar físico, psicológico e social, estará a trabalhar na prevenção da boa Saúde Mental de todos.

Dia 11 de outubro revelamos-lhe todo o programa de atividades da 3ª. edição do Há Música ao Fundo do Túnel. Este ano pode contar com 36 concertos em 4 dias, divididos por 6 estações de metro nas duas maiores cidades do país e uma Gala Solidária numa conhecida sala de espetáculos da capital, o Teatro Villaret. Fique atento! Ao deixar-se levar pela arte e pela cultura, nem que seja por breves minutos, o seu dia será certamente melhor.

Como tudo começou:

Dados revelados em outubro de 2021 pela Ordem dos Psicólogos Portugueses indicavam que um em cada cinco portugueses (23% da população) sofreria de um problema de saúde psicológica. Estima-se que em Portugal 2,3 milhões de cidadãos necessitem de apoio psicológico. Segundo a Ordem, Portugal é o segundo país europeu com maior prevalência de problemas deste tipo e é o 5º. país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com o consumo mais elevado de ansiolíticos e antidepressivos.

Estávamos em plena pandemia quando os problemas de Saúde Mental começaram a notar-se, todos conhecíamos direta ou indiretamente alguém que sofria com alguma patologia de Saúde Mental. Mas pouco sabíamos sobre o tema e raramente se falava quer por desconhecimento quer por vergonha. Foi nesse mesmo ano que se criou, com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, a iniciativa Há Música ao Fundo do Túnel. Esta, passou a ter por missão desmistificar e levar ao maior número possível de pessoas o tema da Saúde Mental.

Há Música ao Fundo do Túnel! é assim uma iniciativa da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental sob a tutela do Ministério da Saúde, que atua no âmbito da promoção da Saúde Mental e que tem desde o seu início o apoio institucional do próprio Ministério da Saúde e do Ministério da Cultura. Este ano, e pela primeira vez, terá o apoio da Médis. A Renascença associa-se também como media partner.

A Saúde Mental não pode ser um tabu:

É uma questão de saúde como qualquer outra e é assim que tem de ser encarada. Quando confrontados com um problema de saúde Mental, todos temos onde e a quem recorrer. E lembre-se, a saúde mental toca a todos!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.