Tempo
|

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Feira VINHOS & SABORES de regresso à FIL

Ana Marta Domingues


A maior feira do setor vínico está de volta e imperdível. Tem vinhos, gastronomia, enoturismo, provas especiais, showcookings. Reserve os dias de 14, 15 e 16 de Outubro para ir à FIL, ao Parque das Nações em Lisboa, para provar todos estes sabores tão únicos e portugueses. São milhares de vinhos em prova.

Se aprecia os bons vinhos e a gastronomia portuguesa este é um evento que não pode mesmo perder. A Feira VINHOS & SABORES é a maior feira do setor vínico e regressa à FIL já nos próximos dias 14, 15 e 16 de outubro. É uma feira para consumidores que atrai profissionais, em que todos podem interagir com os produtores e provar em primeira mão vinhos e pratos únicos. Além dos melhores vinhos, pode provar o melhor da gastronomia nacional na zona de restauração, num evento cada vez mais sustentável. Consulte aqui a lista dos expositores do maior evento vínico do ano.

Saiba mais sobre este grande evento vinícola:

Segundo a organização, a "feira ‘Vinhos & Sabores’ posiciona-se como o evento mais importante do setor vínico, que congrega produtores de todas as regiões do país, durante o qual apresentam as suas últimas colheitas e as grandes novidades do ano.

Nesta edição da Feira VINHOS & SABORES os visitantes terão a possibilidade de interagir com os produtores e provar, em primeira mão, vinhos e sabores únicos, assim como assistir a provas comentadas de excelência e showcookings com conhecidos chefs de cozinha num evento para o público em geral e profissionais.

A edição deste ano conta com Vitor Adão como chefe residente que fará preparações e petiscos variados disponíveis durante todo o horário da feira. Para o público em geral e de acesso livre, estarão disponíveis sessões Prove Connosco, num anfiteatro no interior da exposição, à disposição de todos os expositores para curtas apresentações e provas de vinhos.

Na zona de sabores vai poder descobrir um espaço com entrada livre (mas lugares limitados), onde decorrerão showcookings e harmonizações. No espaço Vinhos com Gosto, prestigiados chefs de cozinha levarão a cabo apresentações culinárias, onde para além da apresentação de propostas gastronómicas irresistíveis, se ensaiam harmonizações desafiantes com vinhos de todos os estilos e regiões, numa colaboração com as Edições do Gosto.

As Provas Especiais, que este ano decorrem no espaço FIL Meeting Center, mesmo ao lado do Pavilhão 1, são dos momentos mais procurados do evento. Para os apreciadores mais exigentes, estas provas comentadas de duração de 1h30 cada, são ocasiões imperdíveis para provar grandes vinhos, a grande maioria deles autênticas raridades, colheitas históricas e que há muito não estão disponíveis no mercado. O acesso a estas provas faz-se por inscrição prévia.

A destacar: prova “Quinta do Regueiro, Alvarinho com classe (dia 14/10, 15h30-17h00, sala 1), prova “Grandes Tintos de 2013” (dia 14/10, 17h30-19h00, sala 1), “Esporão, os Primeiros 50 Anos” (dia 14/10, 19h30-21h00, sala 1) é outra das provas especiais, continuando na sala 2, ainda no dia 14 de outubro, com destaque para as provas “Júlio B. Bastos, Alicante Bouschet na sua origem” (16h00-17h30) e “Quinta da Lêda, Essência do Douro Superior” (18h00-19h30). O dia 15 de outubro, domingo, está reservado para as provas a decorrer na sala 1 de “Dirk Niepoort: Os Vinhos da Minha Vida” (15h30-17h00), “Vinho do Porto Graham’s: Quintas, Adegas e Vinhos (17h30-19h00) e “Cartuxa, Um Clássico do Alentejo na Celebração dos 60 Anos da Fundação Eugénio de Almeida” (19h30-21h00). A sala 2 irá acolher, ainda, as provas “Luís Pato, desde 1980 a falar de Bairrada” (16h00-17h30) e “Nicolau de Almeida, Uma Família, A Mesma Paixão Pelo Douro” (18h00-19h00).

Programa Provas Especiais:

14 outubro, Sábado

15:30 - Quinta do Regueiro, Alvarinho com classe.

Uma prova histórica que confirma os Alvarinhos de Monção e Melgaço como vinhos que envelhecem com nobreza e os coloca entre os melhores brancos do mundo

16:00 – Júlio B. Bastos, Alicante Bouschet na sua origem.

Na sua Quinta do Carmo, em Estremoz, Júlio Bastos produz vinhos que expressam o que de melhor a casta Alicante Bouschet pode proporcionar num terroir de excepção. Esta prova mistura colheitas históricas da casa com novidades em primeira mão

17:30 – Grandes tintos de 2013

Os grandes vinhos exigem a passagem do tempo. 10 anos depois, estes 14 vinhos confirmam a excelência. João Paulo Martins e Nuno Oliveira Garcia, críticos da Grandes Escolhas, explicam porquê.

18:00 – Quinta da Lêda, essência do Douro Superior.

Da Quinta da Lêda saem alguns dos melhores vinhos portugueses. Na sequência da comemoração dos 25 anos desta marca da Sogrape, apresentamos uma prova vertical com vinhos há muito esgotados e uma novidade em primeira mão.

19:30 – Esporão, os primeiros 50 anos

Foram muitos os consumidores que aprenderam a gostar dos vinhos do Alentejo através do Esporão. Ao longo deste meio século de existência esta empresa, que se manteve sempre familiar, soube incorporar princípios de gestão profissionais e inovadores, lançando marcas e vinhos de grande sucesso que são uma referência pela sua consistência e grande qualidade.

15 de outubro, Domingo

15:30 – Dirk Niepoort, os vinhos da minha vida.

No momento em que Dirk Niepoort se reforma da direção executiva da empresa, a Grandes Escolhas pediu-lhe que escolhesse os vinhos que mais o mais o marcaram. Uma revisitação em 13 vinhos superlativos de uma história que mudou a imagem do Douro, apresentados em forma de diálogo com Luís Lopes, diretor da Grandes Escolhas.

16:00 – Luís Pato desde 1980 a falar de Bairrada

Carismático, irrequieto, por vezes polémico, ninguém personifica melhor o caminho que a Bairrada tem feito nos últimos 40 anos que Luís Pato. Nesta prova, que vai dos espumantes aos grandes tintos, passando pelos seus brancos desafiantes, com vinhos muito raros e preciosos, conta-nos o que tem sido a sua história enquanto produtor.

17:30 – Vinho do Porto Graham’s: Quinta, Adegas e Vinhos

Uma das marcas mais prestigiadas do universo da Symington, traz-nos uma prova que mostra a riqueza do vinho do Porto, nas suas múltiplas categorias superiores. São 12 vinhos excecionais que os amantes dos vinhos do Porto não podem definitivamente perder.

18:00 – Nicolau de Almeida, uma família, a mesma paixão pelo Douro~

Há quatro gerações o nome Nicolau de Almeida está associado aos grandes vinhos do Douro e de Portugal. Hoje com o projeto próprio Quinta do Monte do Xisto continuam a produzir vinhos que são preciosos e raros. Esta prova com 10 vinhos do Douro e Porto demonstra isso mesmo.

19:30 – Cartuxa, um clássico do Alentejo, na celebração dos 60 anos da Fundação Eugénio de Almeida

Uma prova vertical de uma marca histórica que conquistou desde o início as preferências dos consumidores e da crítica

*Programa Provas para profissionais

16 de outubro, Segunda-feira

9:00 – Colóquio sobre Enoturismo, em colaboração com o Turismo de Portugal. “O sucesso do enoturismo português, a fórmula dos melhores”. Destinado a todos os produtores de vinhos.

11:30 – Prova de vinhos de Lavradores de Feitoria. Horeca e outros profissionais.

12:00 – Prova de vinhos de Abegoaria. Horeca e profissionais.

13:30 – Masterclass Schott Zwizel: “Feel the Duo Fusion”. Destina-se a jornalistas, sommeliers, diretores de F&B, Chefs, proprietários de restaurantes.

14:00 – Prova de vinhos Adega de Ponte de Lima: Em torno do Loureiro. Apresentação das novas colheitas.

16:00 – Grandes brancos da Bairrada – Horeca, e outros profissionais.


A maior feira do setor vínico do nosso país conta este ano com o apoio do Turismo de Portugal e contará com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na inauguração da feira, no dia 14 de outubro, pelas 17h00.


RESERVE JÁ O SEU LUGAR!

BILHETES

Informações adicionais:

Local:

FIL – Parque das Nações | Pavilhão 1

Horário:

14 e 15 de outubro | 15h00 – 21h00
16 de outubro | 11h00 – 18h00 (profissionais)


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.