Imagine conhecer uma região inteira através da produção do seu queijo: os pastos, as queijarias, a paisagem, os monumentos. Um programa original para se fazer em família ou com amigos, bem acompanhado de bom pão, bom vinho e outras iguarias gastronómicas. O que tem de saber antes de embarcar nesta aventura? Antes de mais, que esta Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal é uma Rota DOP, por isso é de confiança, saborosa e única. A Denominação de Origem Protegida (DOP) é um certificado não só de qualidade, mas também de tradição, autenticidade e preservação do que é único no mundo inteiro. Neste caso os nossos queijos. Além disso, consumir queijos com DOP especificamente do Centro é uma forma de contribuir para preservar uma atividade económica relevante para a região Centro do país, valorizando a profissão de pastores e de queijeiros e combatendo a desertificação em espaços rurais. Os queijos feitos nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal, com leite cru de ovelha ou de ovelha e cabra, são o resultado do trabalho e da arte de saber fazer de várias gerações cujas raízes se perdem no tempo mas que subsistem até hoje.
A proposta é que os vá conhecer e à sua história, os prove no lugar onde nascem e compreenda o meio em que são produzidos.
A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal navega entre os mais famosos Queijos com DOP do Centro. A viagem vale a pena e leva-nos a 3 territórios DOP: o dos queijos portugueses mais antigos, os da Serra da Estrela; ao desafio aos sentidos que é o Queijo da Beira Baixa; E às terras de Sicó, para conhecer o Queijo Rabaçal.
Esta não é só a Rota certa para quem procura os saborosos queijos do Centro como destino. É para todos aqueles que, numa escapadinha de fim-de-semana ou de mais dias no meio da natureza, procuram uma oportunidade para conviver com a história e a cultura do nosso país.
Com o apoio do website e da App dedicados à Rota pode escolher itinerários gastronómicos e turísticos previamente propostos ou contruí-los à sua medida, com várias experiências possíveis: desde vestir a pele de pastores e acompanhar os rebanhos, à ordenha, passando por workshops de confeção de queijos, visitas às queijarias ou provas de degustação e outras experiências gastronómicas. Vale a pena descobri-las e perceber o porquê destes queijos com Denominação de Origem Protegida serem únicos. Mas não só, as propostas incluem visitas a museus, fábricas de burel, trilhos, castelos e aldeias. Na App ou no website pode escolher o Roteiro geral pelas três DOP, os Roteiros específicos sobre cada DOP, propostas para 1, 2 e 3 dias; a possibilidade de cada visitante personalizar a sua visita e muito mais. A grande Rota engloba sempre três Rotas, uma rota para cada região DOP (Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal).
O projeto Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro é promovido pela InovCluster e financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Valorizar e vem complementar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.
1º DIA REGIÃO DOP SERRA DA ESTRELA
Manhã Oficina “Mãos na Massa” na Queijaria dos Lobos | Oliveira do Hospital
Almoço Restaurante Ólea | Oliveira do Hospital
Tarde Degustação de produtos gourmet na Casa da Ínsua | Penalva do Castelo
Jantar e Estada Quinta da Madre D’ Água | Gouveia
2º DIA REGIÃO DOP DA BEIRA BAIXA
Manhã Experiência “Rota do Queijo na Quinta São Cosme” | Gouveia
Almoço Restaurante Alkimya| Covilhã
Visita ao New Hand Lab | Covilhã
Tarde Prova de Queijo na Queijaria BeiraLacte | Fundão
Jantar: Restaurante Convento do Seixo| Fundão ou Restaurante Cabra Preta | Castelo Branco
Estada: Cerca Design House| Fundão ou Quinta das Sesmarias ou Arca dos Animais| Castelo Branco
3º DIA REGIÃO DOP DO RABAÇAL
Manhã: Prova de Queijos na Queijaria Sabores da Soalheira | Castelo Branco
Almoço Restaurante D. Sesnando | Penela
Tarde: Prova de Queijos na Queijaria Rabaçal | Penela
Os Queijos com DOP da Região Centro são feitos a partir do leite cru de ovelha, ou de ovelha e cabra, de raças autóctones ou adaptadas ao território e carregam um legado histórico de diferentes gerações, respeitando e valorizando um conjunto de saberes ancestrais. Por outro lado, estes queijos seguem rigorosas regras de salubridade e segurança alimentar. Este conjunto de características conferem a estes queijos uma qualidade diferenciada e sabores únicos e inimitáveis. Por trás destes queijos há rostos e mãos, há pastores e queijeiros o que significa que a produção de queijos tem também uma importância vital para a dinâmica económica e social de um conjunto de territórios rurais, mas também ambiental, já que contribuiu para a manutenção de preservação de paisagens e espécies diferenciadoras.
É muito fácil distinguir um Queijo com DOP. Todos eles têm um selo que atesta a sua qualidade, leite nacional e modo de produção consoante o rigoroso caderno de encargos correspondente. Os queijos podem ser comprados em várias plataformas online, grandes superfícies comerciais, lojas da especialidade e, claro, diretamente, junto dos produtores.