Siga-nos no Whatsapp

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

​Sabia que há uma Rota dos melhores queijos de Portugal?

Ana Marta Domingues


É uma rota para provar, sentir, viver e deliciar-se com as melhores tradições queijeiras do nosso país. A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal é uma viagem única para fazer com os Queijos com DOP do Centro: Serra da Estrela DOP, Beira Baixa DOP e Rabaçal DOP. Ajudamo-lo a descobrir tudo esta semana com a Renascença. Venha daí!

Imagine conhecer uma região inteira através da produção do seu queijo: os pastos, as queijarias, a paisagem, os monumentos. Um programa original para se fazer em família ou com amigos, bem acompanhado de bom pão, bom vinho e outras iguarias gastronómicas. O que tem de saber antes de embarcar nesta aventura? Antes de mais, que esta Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal é uma Rota DOP, por isso é de confiança, saborosa e única. A Denominação de Origem Protegida (DOP) é um certificado não só de qualidade, mas também de tradição, autenticidade e preservação do que é único no mundo inteiro. Neste caso os nossos queijos. Além disso, consumir queijos com DOP especificamente do Centro é uma forma de contribuir para preservar uma atividade económica relevante para a região Centro do país, valorizando a profissão de pastores e de queijeiros e combatendo a desertificação em espaços rurais. Os queijos feitos nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal, com leite cru de ovelha ou de ovelha e cabra, são o resultado do trabalho e da arte de saber fazer de várias gerações cujas raízes se perdem no tempo mas que subsistem até hoje.

A proposta é que os vá conhecer e à sua história, os prove no lugar onde nascem e compreenda o meio em que são produzidos.

8 Roteiros, 46 aderentes e 50 experiências para desbravar:

A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal navega entre os mais famosos Queijos com DOP do Centro. A viagem vale a pena e leva-nos a 3 territórios DOP: o dos queijos portugueses mais antigos, os da Serra da Estrela; ao desafio aos sentidos que é o Queijo da Beira Baixa; E às terras de Sicó, para conhecer o Queijo Rabaçal.

Esta não é só a Rota certa para quem procura os saborosos queijos do Centro como destino. É para todos aqueles que, numa escapadinha de fim-de-semana ou de mais dias no meio da natureza, procuram uma oportunidade para conviver com a história e a cultura do nosso país.

Com o apoio do website e da App dedicados à Rota pode escolher itinerários gastronómicos e turísticos previamente propostos ou contruí-los à sua medida, com várias experiências possíveis: desde vestir a pele de pastores e acompanhar os rebanhos, à ordenha, passando por workshops de confeção de queijos, visitas às queijarias ou provas de degustação e outras experiências gastronómicas. Vale a pena descobri-las e perceber o porquê destes queijos com Denominação de Origem Protegida serem únicos. Mas não só, as propostas incluem visitas a museus, fábricas de burel, trilhos, castelos e aldeias. Na App ou no website pode escolher o Roteiro geral pelas três DOP, os Roteiros específicos sobre cada DOP, propostas para 1, 2 e 3 dias; a possibilidade de cada visitante personalizar a sua visita e muito mais. A grande Rota engloba sempre três Rotas, uma rota para cada região DOP (Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal).


O projeto Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro é promovido pela InovCluster e financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Valorizar e vem complementar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.

Conheça aqui a proposta do Roteiro para 3 dias únicos, abraçados pela história e pelos sabores:

1º DIA REGIÃO DOP SERRA DA ESTRELA

Manhã Oficina “Mãos na Massa” na Queijaria dos Lobos | Oliveira do Hospital

Almoço Restaurante Ólea | Oliveira do Hospital

Tarde Degustação de produtos gourmet na Casa da Ínsua | Penalva do Castelo

Jantar e Estada Quinta da Madre D’ Água | Gouveia

2º DIA REGIÃO DOP DA BEIRA BAIXA

Manhã Experiência “Rota do Queijo na Quinta São Cosme” | Gouveia

Almoço Restaurante Alkimya| Covilhã

Visita ao New Hand Lab | Covilhã

Tarde Prova de Queijo na Queijaria BeiraLacte | Fundão

Jantar: Restaurante Convento do Seixo| Fundão ou Restaurante Cabra Preta | Castelo Branco

Estada: Cerca Design House| Fundão ou Quinta das Sesmarias ou Arca dos Animais| Castelo Branco

3º DIA REGIÃO DOP DO RABAÇAL

Manhã: Prova de Queijos na Queijaria Sabores da Soalheira | Castelo Branco

Almoço Restaurante D. Sesnando | Penela

Tarde: Prova de Queijos na Queijaria Rabaçal | Penela


Porquê DOP?

Os Queijos com DOP da Região Centro são feitos a partir do leite cru de ovelha, ou de ovelha e cabra, de raças autóctones ou adaptadas ao território e carregam um legado histórico de diferentes gerações, respeitando e valorizando um conjunto de saberes ancestrais. Por outro lado, estes queijos seguem rigorosas regras de salubridade e segurança alimentar. Este conjunto de características conferem a estes queijos uma qualidade diferenciada e sabores únicos e inimitáveis. Por trás destes queijos há rostos e mãos, há pastores e queijeiros o que significa que a produção de queijos tem também uma importância vital para a dinâmica económica e social de um conjunto de territórios rurais, mas também ambiental, já que contribuiu para a manutenção de preservação de paisagens e espécies diferenciadoras.

Como distinguir os queijos DOP do Centro?

É muito fácil distinguir um Queijo com DOP. Todos eles têm um selo que atesta a sua qualidade, leite nacional e modo de produção consoante o rigoroso caderno de encargos correspondente. Os queijos podem ser comprados em várias plataformas online, grandes superfícies comerciais, lojas da especialidade e, claro, diretamente, junto dos produtores.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.