Pacotes de leite, latas de bebida, pauzinhos de gelado, sacos de sandes, embalagens de batatas fritas. O que é que todas estas embalagens têm em comum? Todas elas podem ser encontradas nos areais das praias portuguesas.
Para ajudar a manter as nossas praias mais limpas, a Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, lança, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa “Reciclar é a nossa praia”.
De 16 a 23 de setembro, a Novo Verde vai percorrer o país com esta iniciativa de sensibilização e literacia ambiental, onde todos estão convidados a participar.
Para além de sensibilizar as comunidades locais para o impacto que o seu comportamento pode ter nos mares e oceanos, o “Reciclar é a nossa praia” vai incentivar à recolha de resíduos que infelizmente ainda são descartados nas praias.
Numa parceria com a Sailors for the Sea Portugal (SFTSP), esta ação vai ter uma forte componente de sensibilização e educação através da realização de atividades do programa KELP (Kids Environmental Lesson Plans) - um programa especialmente desenvolvido pela Sailors For The Sea, que aborda questões importantes relativas à saúde dos oceanos. Estas atividades serão orientadas por profissionais qualificados, nomeadamente biólogos marinhos da SFTSP.
Na sua primeira fase, esta campanha arrancará nas praias dos quatro municípios de Cascais, Mafra, Oeiras, e Sintra, em colaboração com a Tratolixo, da qual resultará a reutilização dos resíduos recolhidos nessas praias para a execução de uma peça de arte, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a população para a adoção de hábitos que minimizem o impacto ambiental nos mares e oceanos.
Veja aqui onde vai estar a campanha “Reciclar é a nossa praia” e junte-se a esta iniciativa.