Tempo
|

A+ / A-

Feira do Livro de Lisboa 2023

Encontramo-nos na Praça da Fundação?


Até 13 de junho​ a Renascença regressa à Feira do Livro de Lisboa com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Não perca as emissões da Renascença ao vivo, descubra as novidades, assista a todos os debates. Esperamos por si!

Quanto de nós cabe nas páginas de um livro, de um ensaio, de uma edição especial? Até 13 de junho a Renascença leva os microfones para junto dos livros, ouve autores, especialistas e curiosos, artistas e cientistas, escritores e leitores ao vivo na Feira do Livro de Lisboa.

Com a Fundação Francisco Manuel dos Santos viajamos aos Açores desconhecidos, debatemos a saúde em Portugal, o futuro guardado num algoritmo. E, da solidão aos direitos humanos, o que comemos e o que vai para o lixo. Tudo isto celebrando 5 décadas de Democracia.

Não perca as emissões da Renascença ao vivo, venha assistir aos dois debates do Da Capa à Contracapa ao vivo com José Pedro Frazão e uma emissão especial do Turno da Tarde com a Miriam Gonçalves e o Carlos Bastos.

Esperamos por si na Praça da Fundação.


Consulte aqui o programa de todos os debates e emissões ao vivo:

26 de maio – 19h00 - Qual o papel dos privados na saúde?

O número de hospitais privados em Portugal duplicou nas primeiras duas décadas deste século, atraindo muitos médicos que não se fixam no SNS. No entanto, a intervenção da troika e a pandemia de COVID 19 fizeram oscilar os montantes contratualizados entre as entidades convencionadas e o Serviço Nacional de Saúde. O fim das parcerias publico-privadas marcou também os ultimos anos nas políticas de saúde. Afinal, qual é o papel dos privados num Sector crucial do Estado Social em Portugal?

Chamamos para esta reflexão Miguel Gouveia, autor do ensaio Saúde e Hospitais Privados, o antigo ministro da saúde, António Correia de Campos e o Presidente da Associação Portugues de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar.

Moderação pelo jornalista José Pedro Frazão.
Sessão gravada live on tape, para o Da Capa à Contracapa, parceria com a Renascença. Oiça no ar esta terça-feira dia 6 às 23h15.

26 de maio – 20h00 - Para onde caminha a defesa dos direitos humanos?

O fim da Segunda Guerra Mundial deu lugar à aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sete décadas depois, a Europa está de novo em guerra e multiplicam-se a desigualdades que colocam em causa direitos sociais, económicos e ambientais. A causa dos Direitos Humanos está cada vez mais enfraquecida ou, pelo contrário, o activismo em torno de causas globais, novas e velhas, está a dar um novo impulso à defesa dos princípios pelos quais se rege a Declaração de 1949?

Chamamos para esta reflexão Francisco Bethencourt, autor do ensaio Direitos Humanos e o politólogo António Costa Pinto. Moderação pelo jornalista José Pedro Frazão.

Sessão gravada live on tape, para o Da Capa à Contracapa, parceria com a Renascença. Oiça no ar na terça-feira dia 13 de junho às 23h15.

27 de maio – 17h00 - Quem foi Bruno Candé, o homem que via no escuro?

Bruno Candé, ator, lisboeta, pai de três filhos, foi a primeira pessoa em Portugal cuja morte resultou numa condenação de crime motivado por ódio racial.

foi este homem? Que relação se pode estabelecer entre o seu legado para a família, para a cidade e para a Zona J e o quadro atual da discriminação social e da criminalidade racista? Quem são os miseráveis da sociedade? Quem os protege e quem lhes dá voz?

Para responder a estas perguntas e compor o retrato deste homem, chamamos à conversa Catarina Reis, a autora de Bruno Candé: o homem que via no escuro, e o cantor Matay. Moderação por Filipa Melo.

28 de maio – 18h30 - Quanto futuro cabe nos algoritmos?

O termo algoritmo saiu dos laboratórios de investigação em Inteligência Artificial, impôs-se no nosso quotidiano e tornou-se uma palavra-chave para a compreensão do mundo contemporâneo. Mas, o que é e como funciona a interação algorítmica? Com que implicações concretas na vida humana, cultural e social? Quais os potenciais benefícios e os riscos do poder dos algoritmos? Será possível regulá-los? Quanto do nosso futuro já depende ou poderá vir a depender da proliferação algorítmica?

Chamamos para esta reflexão Paulo Vicente, autor do ensaio Os Algoritmos e Nós, a jurista Daniela Antão, secretária-geral da Ius Omnibus, e o académico e investigador Arlindo Oliveira, diretor do INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores).

Moderação por Filipa Melo.

28 de maio – 18h30 - Diz-me o que comes, saberei quem serás?

Nunca como hoje, alimentação e nutrição estiveram tão na ordem do dia das preocupações individuais, com o peso e a saúde, e das preocupações coletivas, com o futuro do ser humano e do planeta. O que podemos e o que devemos comer? Como comer melhor? Como emagrecer? Como combater a obesidade? Como garantir um futuro melhor para as crianças através da alimentação? Qual a nova literacia nutricional que se impõe, pela sua saúde?

As respostas para estas e muitas outras questões sobre saúde alimentar vão estar todas à mesa desta conversa com os autores da nova coleção da Fundação: Joana Sousa (Literacia Alimentar), Ana Brito da Costa (As Dietas da Moda), Ana Maria Kadosh (Alimentação e Nutrição nos Primeiros 1000 Dias de Vida), José Camolas (Obesidade: uma Questão de Peso?) e Catarina Sousa Guerreiro (Alimentos de Hoje).

Moderação por Filipa Melo.

1 de junho – 16h00 – Turno da Tarde da Renascença ao vivo

Quinta-feira, das 16h00 às 20h00, o Carlos Bastos e a Miriam Gonçalves conduzem uma emissão muito especial da Renascença ao vivo na Feira do Livro com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Vai ser um dia 1 de junho inesquecível entre livros e conversas, música ao vivo e as novidades acabadas de lançar pela FFMS.

Crianças e educadores, nutrição e alimentação infantil, a ligação entre mente, cérebro e educação, os Açores esquecidos, o que caracteriza os portugueses e sugestões de leitura variadas.

Há muito para ouvir ao longo de três horas de emissão. Depois das 19h00, Luísa Sobral junta-se a nós com a sua voz e guitarra para falar da sua paixão pelos livros e pela música.

Tem boas razões para ouvir na rádio, bons motivos para vir ter connosco à Praça da Fundação na Feira do Livro de Lisboa.

Contamos consigo!



2 de junho – 19h00 - Jénifer ou o avesso do paraíso dos Açores?

Uma miúda sonhadora, vítima do sítio onde nasceu: um bairro social de São Miguel, nos Açores. Um jornalista que vê nela o espelho de uma realidade escondida por detrás das paisagens turísticas paradisíacas: a pobreza e os seus efeitos, a exclusão social e a ausência de mudanças e de futuro.

Pode a história de uma criança retratar um arquipélago? E como será possível mudar o rumo destes Açores ignorados?

Uma conversa entre Joel Neto, autor do retrato Jénifer, ou a princesa da França, e a jornalista Filipa Melo.

3 de junho – 17h00 - Universidade e Ciência: quanto desenvolvem o país?

Como tem evoluído o sistema português de ensino superior? Com que política e investimento estatais, estrutura institucional, procura estudantil, retrato de docentes e comparação internacional? Como se incentiva, financia e produz investigação científica nas universidades e com que ligação à administração pública e ao sector produtivo privado?

Para esta radiografia da educação e da ciência e do seu impacto no desenvolvimento social e económico do país, chamamos à conversa José Gomes Ferreira, autor do livro Ensino Superior e Desenvolvimento, na companhia de Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE-IUL e antiga Ministra da Educação, e António Cruz Serra, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

Moderação por Filipa Melo.

3 de junho – 18h30 - Educação, cérebro e mente: que ligação?

Existe um interesse crescente dos professores em saber mais sobre o cérebro, mas nas escolas os neuromitos estão mais presentes do que os dados vindos da ciência. Afinal, qual pode ser de facto o contributo da psicologia cognitiva e das neurociências para diferentes domínios da educação, como a conceção de programas ou estratégias de ensino? Qual é a ponte possível entre mente, cérebro e educação?

Para refletir sobre estas questões, chamamos à conversa Joana Rato, autora do ensaio Mente, Cérebro e Educação, na companhia de Isabel Leite, docente da Universidade de Évora, membro do EDULOG (Think Tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo), ex-Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Moderação por Filipa Melo.

4 de junho - 20h00 - Quem foi Bruno Candé, o homem que via no escuro?

Bruno Candé, ator, lisboeta, pai de três filhos, foi a primeira pessoa em Portugal cuja morte resultou numa condenação de homicídio por ódio racial. Quem foi este homem? Que relação se pode estabelecer entre o seu legado para a família, para a cidade e para a Zona J e o quadro atual da discriminação social e da criminalidade racista? Quem são os miseráveis da sociedade? Quem os protege e quem lhes dá voz?
Para responder a estas perguntas e compor o retrato deste homem, chamamos à conversa Catarina Reis, a autora do livro «O Homem que Via no Escuro, A Lisboa de Bruno Candé», e o cantor Matay.

8 de junho – 17h00 - Quanto do nosso lixo é problema, desafio ou riqueza?

O destino que damos ao lixo diz muito sobre nós. Problema ambiental, desafio técnico ou riqueza potencial, a produção e gestão de lixo espelha a sociedade portuguesa. Sabia que os resíduos domésticos representam menos de um terço da totalidade produzida? E que o lixo cresce com o PIB? A partir deste ensaio revelador, podemos traçar a radiografia contemporânea do nosso lixo e questionar como conviver melhor com ele.

Chamamos para esta conversa e reflexão Andreia Barbosa, autora do ensaio O Lixo em Portugal, e Ana Cristina Carrola, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Moderação por Filipa Melo.

11 de junho – 17h00 – Retratos da solidão: Viver só não chega?

Um milhão de portugueses vivem sós. Por que motivo são maioritariamente mulheres e quais as razões por que se isolaram? Que riscos correm? Quem os apoia e como? E quão diferente é viver só e sentir-se sozinho? Nunca como hoje estivemos tão potencialmente ligados uns aos outros, mas afinal tão solitários.

Para entender este fenómeno, chamamos à conversa Ana Margarida de Carvalho, autora do retrato Viver Só, e Francisco Paulino, da SOS Voz Amiga.

Moderação por Filipa Melo.

Aproveite os descontos e promoções:

Venha até à Praça da Fundação, aproveite para pôr a leitura em dia, descubra as novidades e não perca todos os descontos que esperam por si nesta edição da Feira do Livro de Lisboa.

• Todos os dias há 6 livros com 50% de desconto na Feira do Livro de Lisboa

• Por cada 10 € em compras nos livros não assinalados, receba um ensaio à escolha

• De 2.ª a 5.ª feira (excepto nos dias de abertura e encerramento) há Hora H Entre as 21h as 22h, na compra de um livro, oferta de um ensaio à escolha.

• Não perca também os descontos de 20% em compras de livros na loja online entre 25 de maio e 11 de junho, os dias da Feira do Livro de Lisboa. A promoção exclui as novidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.