Tempo
|

A+ / A-

28 março 2023

Vikings em Paris

Carlos Bastos


Talvez tenha visto a série “Vikings” e talvez conheça o nome ou alguma parte da vida de Ragnar Lodbrok. Mas será que conhece mesmo?

Vikings em Paris

É provável que Ragnar tenha sido apenas um pequeno barão guerreiro que só foi aclamado rei nos últimos cinco anos de vida.

É provável porque a datação do seu reinado é incerta. Aliás, até o seu tempo de vida é incerto e pode ir desde o início até ao final do século IX.

Até é provável que não seja apenas um homem, mas vários.

Hoje falamos dos homens do norte porque foi neste dia, em 845, que Paris foi saqueada pelos vikings. Um acontecimento que causou arrepios na Europa cristã e que entrou diretamente para os livros de história.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.