Tempo
|

A+ / A-

15 março 2023

Cristóvão Colombo

Carlos Bastos


Cristóvão Colombo, pela sua fama, está envolvido em muitas histórias. Umas verídicas, outras não. A história mais conhecida sobre ele será a do ovo que ele conseguiu pôr em pé porque amachucou a parte de baixo. Mas também se conta que um eclipse pode ter-lhe salvado a vida à boa maneira dos filmes de Hollywood.

Cristóvão Colombo

Em fevereiro de 1504, um desesperado Colombo ficou preso na Jamaica, abandonado por metade da sua tripulação e os habitantes locais não lhe davam comida.

No entanto, sabendo pelo seu almanaque que um eclipse lunar ocorreria no fim do mês, Colombo avisou os nativos que Deus estava chateado com eles por se recusarem a entregarem comida e que a lua “subiria ao céu inflamada de cólera” como prova desse descontentamento divino.

Na noite marcada, o eclipse escureceu a lua, tornou-a vermelha, e escusado será dizer que os ilhéus aterrorizados ofereceram muitas provisões e imploraram a Colombo que pedisse misericórdia ao seu deus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.