Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

13 março 2023

William Herschel

Carlos Bastos


William Herschel foi um famoso astrónomo inglês do século XVIII. Foi o primeiro a descobrir o planeta Úrano, entre muitas outras descobertas astronómicas importantes. Herschel descobriu Úrano usando um telescópio construído por si, mas nas primeiras observações achava que tinha encontrado apenas um novo cometa.

William Herschel

Quando teve a certeza, escreveu ao rei de Inglaterra para lhe contar as novidades e sugerir que, talvez, o rei lhe pudesse dar um prémio pela nova descoberta. De facto, o rei ficou tão impressionado com Herschel que não só lhe deu um prémio monetário, como também o nomeou Cavaleiro da Ordem da Estrela Real.

William Herschel foi um gigante da astronomia, a descoberta de Úrano e a construção de telescópios são só alguns exemplos, foi também o primeiro a observar a radiação infravermelha, foi pioneiro no campo da biologia, tinha uma paixão louca por matemática e lentes, e foi ainda um compositor influente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.