Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quarto do Fundo

Pode a Inteligência Artificial substituir as pessoas?

Ana Marta Domingues


Recorde a conversa de Carla Rocha com o psicólogo Miguel Oliveira, Coordenador da Equipa de Cibersegurança da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Neste episódio falamos de Inteligência Artificial.

Miguel Oliveira

Nas últimas semanas temos ouvido falar muito de inteligência artificial. O progresso tecnológico nesta área tem sido muito rápido. Preocupa-nos como ela já está ou ainda vai afetar o mercado de trabalho num futuro próximo. O recurso generalizado à Inteligência artificial também está a preocupar professores e artistas quando falamos por exemplo da plataforma ChatGPT, lançada pela OpenAI, um recurso neste momento acessível a todos na internet, em que o homem pode de facto dialogar com a Inteligência Artificial, surpreende-nos a rapidez com que tudo está a acontecer. Mas será que um dia a IA vai sobrepôr-se ao homem e as máquinas substituir as pessoas? Oiça a opinião de Miguel Oliveira, Coordenador da Equipa de Cibersegurança da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.