Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

27 janeiro 2023

Piratas

Carlos Bastos


A captura, o saque e o incêndio da cidade do Panamá em 1671 marcaram o clímax de uma das campanhas mais extraordinárias da história militar e talvez o seu aspeto mais notável tenha sido o facto de que não foi uma campanha militar.

Piratas

O “exército” que reduziu a cinzas a segunda maior cidade do novo mundo não agiu em nome de nenhuma nação, soberano, religião ou ideologia política. Não. Eram homens motivados exclusivamente pelo espírito de livre iniciativa. Ou melhor, eles eram na verdade um gangue criminoso ou se preferir: piratas motivados pelo ouro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.