Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

16 janeiro 2023

D. Quixote

Carlos Bastos


Em 2002 um clube literário norueguês entrevistou conceituados escritores de 54 países para construir uma lista dos 100 maiores livros já publicados. O projeto foi batizado Biblioteca Mundial Bokklubben.

Don Quixote

A lista abrange literatura tão antiga como a “Epopeia de Gilgamés” ou obras mais recentes como, por exemplo, “O Ensaio Sobre a Cegueira” do nosso José Saramago.

O curioso desta lista é que os organizadores afirmaram que "todos os livros estão em pé de igualdade", com exceção de D. Quixote, a qual foi dado a distinção de "melhor obra literária já escrita".

O que é que sabe sobre o Cavaleiro da Triste Figura e sobre o seu fiel escudeiro, Sancho Pança?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.