Tempo
|

Porta Aberta
A+ / A-

Geógrafo

Porta Aberta para Nuno Camelo

18/12/2022 • Dina Isabel


Geógrafo de formação, é Salesiano cooperador com colaboração na Casa Salesiana de Évora. Escuteiro do CNE e Animador Pastoral no Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora, Nuno Camelo é também o Coordenador do COD de Évora para a JMJ Lisboa 2023.

Porta Aberta para Nuno Camelo

Este domingo, “Porta Aberta” para Nuno Sobral Camelo. Nasceu no Alentejo, numa família de poucos recursos. Era o filho mais velho e ajudava a mãe, em casa, a cuidar dos irmãos.

Depois de concluir o secundário, foi trabalhar, mas sem perder de vista a possibilidade de prosseguir os estudos na universidade. E assim viria a suceder, tendo vaga para entrar em Lisboa, em Geografia. Mas precisava de ajuda financeira para o concretizar e por isso decidiu escrever aos Serviços Sociais. E fê-lo de tal forma que comoveu a Assistente Social que lhe atribuiu uma bolsa e um quarto e assim veio estudar para Lisboa.

Sempre quis casar e ter filhos e é pai de 2 rapazes. Diz que foi sempre “um inventor de pontes e encontros”, e como não consegue dizer que não, ao longo da sua vida tem iniciado e participado em muitos grupos de jovens; até no agrupamento de escuteiros da sua aldeia.

É Salesiano Cooperador com colaboração na Casa Salesiana de Évora, Animador Pastoral no Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora. Tem em mãos atualmente a missão de coordenador do COD para a JMJ Lisboa 2023, que lhe foi confiada pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho. E muito gostaria que, mesmo depois de terminar, a JMJ continuasse no coração de cada um, na diocese, na paróquia ou no movimento em que cada um se insere.

Oiça esta edição do Porta Aberta nesta página e aproveite ainda para subscrever o podcast deste e de outros programas da Renascença AQUI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.