Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quarto do Fundo

Porque existe uma Psicologia da Paz e Direitos Humanos?

Ana Marta Domingues


Nas últimas semanas, além da guerra na Ucrânia, do Mundial no Qatar, temos ouvido falar muito em Direitos Humanos, muito de migrantes e refugiados… Também em Portugal, com as notícias de escravatura laboral no Alentejo. Aqui e em muitos lugares do mundo há atentados diários aos direitos e à dignidade humana. Em que momentos pode e deve intervir a Psicologia?

Mariana Reis Barbosa

Nas últimas semanas, além da guerra na Ucrânia, do Mundial no Qatar, temos ouvido falar muito em Direitos Humanos, muito de migrantes e refugiados… Também em Portugal, com as notícias de escravatura laboral no Alentejo. Aqui e em muitos lugares do mundo há atentados diários aos direitos e à dignidade humana.

A nossa convidada desta manhã no quarto do Fundo da Renascença, parceria com a ordem dos psicólogos, é Mariana Reis Barbosa. É psicóloga, aliás doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, é Professora na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. É também investigadora, tem dedicado as suas atividades de docência, investigação e intervenção à área da Psicologia da Paz e Direitos Humanos. Oiça aqui a sua intervenção no último "Quarto do Fundo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.