Tempo
|

A+ / A-

Sugestões para um Natal mais solidário

Marina Duarte, Isabel Pereira e António Freire


Faça a sua caminhada até ao Natal com um sentimento de entreajuda, amor e gestos de solidariedade

Com o acender da primeira vela entramos no Advento. Um tempo que pede um travão nas correrias do dia-a-dia, num modo de viver centrado no “eu” e que nos desafia a parar, a olhar para fora e agir.
Este Advento, a Renascença deixa-lhe algumas sugestões para que se prepare para a chegada do Menino com um sentimento de entreajuda, amor e gestos de solidariedade.

O Conservatório de Música do Porto celebra a quadra natalícia com um concerto que vai ao encontro dos objetivos do seu projeto educativo: a abertura à comunidade e a apresentação dos alunos em público.
Assente no tema da Paz, o Conservatório apresenta os alunos dos diferentes níveis de escolaridade, integrados na orquestra e coro de jazz, na orquestra de sopros e coro juvenil ou na orquestra de cordas.
O Concerto de Natal PAZ.COM acontece dia 6 de dezembro, a partir das 21h, na Sala Suggia, na Casa da Música.

Compra solidária é uma plataforma online que concentra de uma forma bem organizada produtos e eventos solidários.
O que vai encontrar é um catálogo que reúne centenas de produtos e iniciativas cujos lucros reverterão sempre a favor de uma instituição que se dedica ao cuidado dos mais desfavorecidos.
Ao encomendar nesta plataforma, o seu pedido segue direto para a pessoa responsável em cada instituição de solidariedade, ou diretamente para os respetivos parceiros responsáveis pelo envio.
Aqui pode conhecer melhor este projecto.

Dia 8 de dezembro, em Lisboa, assista à abertura dos concertos natalícios da Junta de Freguesia da Misericórdia. Além de aprecisar a música pode também conhecer em pormenor os três espaços onde vão acontecer:
• a Igreja do Convento dos Cardaes, edifício do século XVII que sobreviveu ao terramoto de 1755 e é por isso uma das poucas estruturas pré-pombalinas que ainda existem
• Igreja de Nossa Senhora das Mercês, pertencente ao antigo Convento de Nossa Senhora de Jesus onde desde 1838 está situada a Academia das Ciências
• a Igreja de Santa Catarina, também referida como Igreja do Convento dos Paulistas ou Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai e que foi construída no século XVII sendo considerada um ex líbris da arquitetura barroca.

O Pai Natal Solidário dos CTT é uma ação de solidariedade social que surpreende crianças em situação de risco, realizando os seus desejos de Natal.
Estas crianças, até aos 12 anos de idade, são convidadas a escrever cartas ao Pai Natal, com os presentes que desejam receber. Depois, as responsáveis pelas instituições entregam as cartas nos CTT, que tratam de as colocar online para serem escolhidas.
Aproveite este Natal para ajudar a tornar realidade o sonho de uma destas crianças.
Basta ir ao site dos CTT selecionar a carta de uma criança e indicar o nome e o e-mail para fazer a reserva, guardando o nº da carta. Depois só tem que entregar o presente numa Loja CTT, no prazo de 3 dias úteis, indicando o nº da carta que reservou.
Um gesto simples que pode tornar estas crianças mais felizes e acolhidas neste Natal.

Junte-se à Missão solidária da AMI e ajude a fazer chegar a Luz do Natal aos quatro cantos do mundo.
A Missão Natal AMI apoia as famílias acompanhadas pela Assistência Médica Internacional que se encontram em situação de pobreza e exclusão social em território nacional, bem como projetos a nível internacional, em diversas áreas de atuação.
Poderá juntar-se a esta missão de várias formas, desde financiar um Cabaz de Natal, oferecer mimos a avós e netos, apoiar um projecto internacional, ou até trocar os pontos do seu telemóvel por um donativo à AMI.

Um Natal mais solidário, mais generoso e partilhado é a proposta da HELPO, uma ONGD que promove ajuda humanitária, em especial nas áreas da educação, nutrição e saúde materno-infantil.
Este Natal, ao oferecer Bolas Solidárias Helpo, a sua ceia vai chegar mais longe, alimentando milhares de crianças e famílias em Moçambique, São Tomé e Príncipe e Ucrânia.
Há cinco Bolas Solidárias que pode comprar: cada bola tem uma cor, a que correspondem cinco apoios alimentares. Saiba mais em helpo.pt.


Na vila de Penamacor, distrito de Castelo Branco, já está preparado o Madeiro. A chegada dos troncos, que vão alimentar a fogueira que há-de aquecer o Menino Jesus, é vivida por todos na vila de uma forma muito especial, num ambiente de grande festa.
O Madeiro, no adro da Igreja, será ateado dia 23 de dezembro, uns minutos antes da meia-noite, e vai manter-se aceso durante vários dias. Mas ao longo deste tempo de Natal há mais para descobrir na Vila Madeiro: feira do livro, animadores de rua itinerantes, muita música e até passeios pedestres. Espreite o programa completo em vilamadeiro.pt.
No dia 24, depois da Ceia de Natal, as pessoas reúnem-se em volta da fogueira.
O Madeiro de Penamacor ganhou fama por ser o maior do país e acaba por ser um cartão de visita neste tempo de Natal. Fica a sugestão para visitar Penamacor, a Vila Madeiro que mantém assim a chama da tradição.

Presépios com Alma

Este Natal, há Presépios com Alma para ver em Fátima, no Consolata Museu. Até dia 8 de janeiro pode visitar esta exposição de presépios que têm a particularidade de terem sido feitos por diferentes gerações. Dos mais velhos, que estão em residências seniores, aos mais novos, alunos de várias escolas e colégios.

Ao todo são 35 os originais e criativos Presépios Com Alma, que pode conhecer no Consolata Museu, de 3ª a domingo.


Os livros estão no top 5 das prendas que os portugueses mais oferecem e mais querem receber no Natal.

Este Natal pode aliar esta intenção de oferecer um livro ao desejo de ajudar quem mais precisa. No caso, famílias em risco, que são apoiadas pelo CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo. Até dia 6 de janeiro, por cada livro que comprar no site dos Livros Horizonte está a entregar 1 euro directamente ao CASA.

O CASA tem como missão auxiliar quem se encontra em situação de sem-abrigo ou quem esteja integrado em famílias em risco ou carenciadas. A ajuda passa pelo contacto próximo com essas pessoas, reintegração social e apoio psicológico, bem como bens alimentares e vestuário. O CASA conta com mais de 1 400 voluntários que dão apoio a mais de 4000 pessoas, mais de mil em situação de sem-abrigo.


Músicos pela Esperança

A música e a dança vão aliar-se uma vez mais pela Esperança. A esperança em que a diferença possa ser cada vez mais entendida e acolhida por todos nós. Neste caso, todos podemos ajudar a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa, que este ano, está a celebrar os seus 60 anos. E como?

Comprando o bilhete para estar no concerto solidário “Músicos pela Esperança” que vai acontecer dia 20 de dezembro, às 21h, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os 15 euros de cada bilhete revertem na totalidade para a APPACDM Lisboa.
Em palco, vão estar diversos artistas, vozes, instrumentos, música e dança: Luís Represas, os pianistas Adriano Jordão, Júlio Resende, Tiago Nunes e António Silva, soprano Dora Rodrigues, percussionista da OSP Elizabeth Davis, maestrina Filipa Palhares e Coro Juvenil, entre outras surpresas.
Para celebrar a diferença, vão interagir em palco também vários jovens com deficiência intelectual, alguns deles bailarinos.

“10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma iniciativa da Cáritas que se repete faz este ano 20 anos.
Esta ação nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e dar apoio a situações de emergência provocadas por conflitos armados ou catástrofes naturais. Em 1991, transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa e em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal.

Ao comprar esta vela, reforça este gesto de todos nós pela Paz e está também a dar um contributo direto para as ações sociais da Caritas em Portugal, para as quais revertem 80% das verbas angariadas. Os restantes 20% vão ser aplicados num fundo para ajudar os países lusófonos mais afetados pelas alterações climáticas.

Se puder, este Natal, junte-se a estes «10 milhões de estrelas», acenda uma vela pela paz e, porque não, ofereça também este sinal da paz a alguém.


“Presépios do Mundo” em Castelo Branco
São quase 500 os presépios portugueses e do mundo que pode ver na Galeria Municipal de Oleiros, Castelo Branco.
De composições variadas e diferentes materiais, retratam a diversidade cultural e devoção próprias de várias regiões portuguesas e de diversos continentes. Alguns dos presépios são mesmo da autoria de artesãos locais, e muitos outros pertencem a coleções particulares.
Este fim-de-semana, 17 e 18 dezembro, pode visitar a exposição “Presépios do Mundo” (10h-13h e 14h-18h). A exposição fica nesta Galeria de Oleiros, até dia 31 de janeiro de 2023.

Comboio Especial de Natal
Viajar no “Comboio Especial de Natal” é um presente especial para 120 crianças, entre os 5 e os 10 anos, ligadas a instituições de apoio social. Uma viagem muito animada e solidária que vai acontecer dia 20 de dezembro, entre Lisboa e Coimbra, cidade onde as crianças vão poder visitar o Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra.
Para muitas destas crianças, esta será uma primeira experiência de viagem, permitindo desfrutar de música e animação durante a viagem de comboio, com várias atividades lúdicas e educativas.
No final, vão levar certamente muitas histórias para contar e, mais importante, a memória de um dia diferente, com amigos e muita animação.


Se está ou vai estar pela Serra da Estrela, não perca a oportunidade de visitar, Cabeça, a Aldeia Natal mais ecológica de Portugal. Até 6 de janeiro tem uma série de propostas para viver este lugar especial, e tudo feito e programado por quem nele vive todo o ano.
Nesta Festa, que já vai na sua 10.ª edição, mantém-se o conceito original: toda a decoração da Aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia. Além disso, tem muitas atividades para aproveitar com a famila inteira: mercado de Natal, concertos e também workshops.
Aproveite estes dias em familia para viver o que é genuinamente português.

Natal solidário para quem está solitário

Este ano, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira quer celebrar consigo o dia de Natal de uma forma ainda mais especial.

O projeto ECOS, da Misericórdia de Albufeira, está a organizar um almoço de convívio saboroso, regado de amor e boa disposição com direito a um “concerto mágico” e outras surpresas.

Se vai passar o dia de Natal só, junte-se ao ECOS e celebre-o de forma especial. Estará tudo pronto para o receber dia 25 de dezembro, das 13h às 17h, nas instalações do projeto em Vale Paraíso (Urb. Serve Faso 8 Armazéns E, F, G).

A entrada é gratuita. Inscrições para participação e mais informações devem ser realizadas para o número 965883793.

Se quiser apoiar este projeto também o pode fazer enviando produtos de higiene, géneros alimentares e roupa interior nova.


Concerto de Natal Solidário

Este ano, a Banda Sinfónica da PSP é a convidada do concerto de Natal promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira, a 21 de dezembro.

A entrada neste espetáculo é gratuita, mas todos os participantes são convidados a contribuir com a entrega de bens alimentares de longa duração ou material ortopédico.
Essas ofertas reverterão para a Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, que, no âmbito da sua atividade social e solidária, as usará para prestar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, que necessitem dessas ajudas.

O Concerto da Banda Sinfónica da PSP acontece esta noite, às 21h30, na Casa da Criatividade, em São João da Madeir

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.