Tempo
|

A+ / A-

1 dezembro 2022

Restauração da Independência

Carlos Bastos


O dia 1 de dezembro é feriado desde a segunda metade do século XIX e é o feriado civil mais antigo, tendo sobrevivido à Primeira República, ao Estado Novo e à chegada da democracia. Depois da revolução republicana de 1910, um decreto acabou com os feriados religiosos e instituiu apenas cinco feriados civis.

Restauração da Independência

E desses cinco, os republicanos aceitaram apenas uma celebração civil vinda da monarquia: o feriado que marca a Restauração da Independência em relação a Espanha.

Curiosamente o feriado de 1 de dezembro esteve suspenso apenas entre 2013 e 2016, como medida do governo (por causa da Troika) com o objetivo de superar a crise económica e financeira que o país atravessava.

Conhece esta história, a nossa história, que culminou a 1 de dezembro de 1640 com a restauração da independência?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.