Tempo
|

Renascença Ouve +
A+ / A-

16 novembro 2022

Duelos

Carlos Bastos


Os duelos sempre foram travados por questões de honra e, consoante os oponentes, a boa educação falava mais alto. No século 19 o duque de Wellington, que ajudou a derrotar Napoleão, viu-se a certa altura num frente-a-frente com o conde de Winchilsea.

Duelos

O motivo não interessa muito, o que interessa é que Wellington apontou a sua arma, disparou primeiro e falhou por muito.

Wellington alegou que apontou propositadamente para a direita, por uma questão de cortesia, embora muitos historiadores tenham escrito que ele já era muito pitosga na altura.

Não sabemos o que ele pensou, mas sabemos que o tal conde de Winchilsea, foi ainda mais cavalheiro, optou por não atirar e, dias depois, escreveu um pedido de desculpas ao duque de Wellington.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.