Tempo
|

Renascença Ouve +
A+ / A-

Quarto do Fundo

Prevenir e combater o bullying

Ana Marta Domingues


Luís Pinho Fernandes, psicólogo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, explica porque é tão importante assinalar esta data.

Luís Pinho Fernandes

O 'bullying' é "qualquer comportamento, exercido por um indivíduo ou grupo, com intenção de controlar, prejudicar ou magoar alguém, física ou psicologicamente". Dados de 2017 colocavam Portugal em 15.º lugar numa lista de países mais atingidos por esta prática na Europa e na América do Norte, à frente dos Estados Unidos. 31% a 40% dos adolescentes portugueses com idades entre os 11 os 15 anos "confirma ter sido intimidado na escola uma vez em menos de dois meses". São números assustadores que importa combater. Perceba como neste episódio. Esta semana assinalou-se o dia mundial do combate ao Bullying e a Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou um documento com informação sobre esta prática.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.