Tempo
|

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

A Renascença pedalou numa GIRA por Lisboa. Recorde aqui como foi


Dia 22 de setembro, o Dia Europeu Sem Carros, a Ana Galvão deixou o carro em casa e foi de bicicleta. Neste dia fez “As Três da Manhã” entre as 07h00 e as 10h00 a pedalar.

A bicicleta da Ana Galvão foi uma GIRA especial que dizia “Eu ❤️ pedalar. Semana Europeia da Mobilidade 2022”. Nesta sua grande aventura sobre duas rodas por Lisboa conversou, espalhou sorrisos e fez recados à Inês e à Joana. Imperdível a emissão d'As Três da Manhã e, se estivesse na capital, podia ter-se juntado a nós. Podia ir numa GIRA trabalhar, até à escola ou simplesmente passear.

Reveja aqui alguns dos melhores momentos deste dia em video:

Uma grande aventura sobre rodas
Uma grande aventura sobre rodas
Ana Galvão a pedalar na GIRA em Lisboa
Ana Galvão a pedalar na GIRA em Lisboa
Ana Galvão a pedalar por Lisboa no Dia Europeu Sem Carros
Ana Galvão a pedalar por Lisboa no Dia Europeu Sem Carros

O nosso desafio era: neste Dia Europeu Sem Carros a Renascença GIRA por Lisboa com o apoio da EMEL. Venha GIRAR connosco!

Celebrar o Dia Europeu Sem Carros:

A data celebra-se todos os anos a 22 de setembro. O objetivo é sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário e aumentar a qualidade de vida de quem vive nas cidades, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas. A data surgiu inicialmente em França em 1998 e foi adotada pela União Europeia no ano de 2000. Seguiu-se em 2002 a implementação de uma Semana Europeia da Mobilidade que, desde aí, acontece todos os anos de 16 a 22 de setembro.

Lisboa, que está cada vez mais ciclável, é uma das cidades europeias que aderem à iniciativa. E que, por estes dias, convida todos a descobrirem outros meios de mobilidade que não os carros. As bicicletas são um desses transportes alternativos, amigos do ambiente. O uso de bicicletas nas deslocações na cidade contribui para a redução de emissões poluentes, para o descongestionamento do trânsito e a promoção de um estilo de vida mais saudável.

Circular de bicicleta em segurança:

Vale a pena usar as Ciclovias de Lisboa. A CML e a EMEL têm investido no desenvolvimento da rede de ciclovias e zonas 30 (faixas para bicicletas e automóveis limitadas a 30km/hora), que cobrem hoje grande parte da cidade de Lisboa. Isto faz com que os utilizadores de bicicletas possam deslocar-se pela cidade em maior segurança.

Já conhece a GIRA?

O serviço público de bicicletas partilhadas de Lisboa nasceu em 2017 e não tem parado de crescer. Existem hoje 130 estações GIRA por toda a cidade e a rede continua a expandir-se. A frota é de 1600 bicicletas, na sua grande maioria elétricas, tornando a cidade das Sete Colinas facilmente ciclável.

Já são muitos, os utilizadores da GIRA em Lisboa:

Os dados mostram que a GIRA é cada vez mais utilizada como meio de transporte na cidade, sobretudo nos horários de “ponta”, nas horas de ida para trabalho/escola e nas horas de regressar a casa. Muitos dos seus utilizadores usam um meio de transporte (comboio ou barco) para chegar à cidade e depois a GIRA para chegar ao trabalho/escola. Conheça este serviço aqui.

Saiba onde estacionar a sua bicicleta em segurança, use os BICIPARKS:

Os BICIPARKS são espaços fechados para os utilizadores estacionarem a sua própria bicicleta, localizadas no interior de parques de estacionamento da EMEL, em vários pontos da cidade. Existem 13 BICIPARKS da EMEL. Foram pensados em função das necessidades dos utilizadores regulares de bicicleta e equipados com suportes que garantem um estacionamento fácil e seguro.

No Dia Europeu Sem Carros a Renascença GIRA por Lisboa com o apoio da EMEL:

A EMEL– Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa - é, como o nome indica, mais do que estacionamento, é também mobilidade! Por isso, está empenhada na melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa através da promoção de serviços quer ajudem a reduzir a dependência do uso automóvel, facilitando a vida aos utilizadores de bicicleta ou incentivando as pessoas a trocar o carro pela bicicleta. Por isso, nesta semana europeia da mobilidade, dá visibilidade a 3 serviços ligados à mobilidade suave: as suas ciclovias, a GIRA e os BICIPARKS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.