Tempo
|

Renascença Ouve +
Porta Aberta
A+ / A-

Diretor do Seminário de Caparide

Porta Aberta para o Pe Rui de Jesus

10/07/2022 • António Freire


É diretor do Seminário de S. José de Caparide. Desde a sua ordenação, há 15 anos, tem estado ligado às vocações e ao acompanhamento dos Seminaristas. Até entrar no Seminário, não pensava ser padre. Aliás, desde criança, diz que sonhava em casar e, sem saber bem porquê, ter 11 filhos… E entre o 9º e o 12º ano, altura em que entrou no Seminário, lembra-se da sua última oração de todas as noites:“Jesus, podes fazer de mim o quiseres, excepto ser padre”. Mas chegou a altura em que percebeu que, na verdade, tinha que deixar de resistir.

Porta Aberta para o Pe Rui de Jesus

O Pe Rui de Jesus é diretor do Seminário de S. José de Caparide. Desde a sua ordenação, fez agora há dias, 15 anos, tem estado ligado às vocações e ao acompanhamento dos Seminaristas. Até entrar no Seminário, não pensava ser padre. Aliás, desde criança, diz que sonhava em casar e, sem saber bem porquê, ter 11 filhos… mas o caminho seria outro. Pelo testemunho dos padres da sua paróquia, de Algueirão-Mem Martins, ia surgindo a questão da vocação sacerdotal. Se bem que, entre o 9º e o 12º ano - quando entrou para o Seminário - se lembra de rezar todas as noites, sendo que a última oração que fazia era: “Jesus, podes fazer de mim o quiseres, excepto ser padre”. Mas chegou a altura em que percebeu que, na verdade, tinha que deixar de resistir.

Actualmente, no Seminário de S. José de Caparide, é director do “Tempo Propedêutico”. Trata-se de um tempo de paragem, em que não há estudos académicos na Universidade, mas sim um tempo de aprofundamento do encontro com Jesus. E, com a ajuda da Igreja, cada um dos jovens tenta responder à interpelação: “Será que Deus me quer padre ou não?”.

Nesta conversa com o António Freire, o Pe Rui de Jesus, fala ainda dos campos vocacionais de verão no Patriarcado de Lisboa, nos Seminários de Penafirme e Caparide. Aqui pode obter mais informações: http://seminarios.patriarcado-lisboa.pt/

Oiça esta edição do Porta Aberta nesta página e aproveite ainda para subscrever o podcast deste e de outros programas da Renascença AQUI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.