Tempo
|

A+ / A-

Quarto do Fundo

Exames nacionais. Como gerir a ansiedade?


A Ordem dos Psicólogos Portugueses ajuda pais e educadores a identificar sinais de ansiedade nos alunos e deixa algumas sugestões para os ajudar a gerir esta emoção que, é importante lembrar, também pode ser positiva.

Exames nacionais - Quarto do Fundo - 20/06/22

Se tem filhos, sobrinhos ou afilhados a estudar para os exames nacionais, este episódio do Quarto do Fundo vai interessar-lhe ainda mais. Falamos sobre ansiedade, expetativas e confiança. Em que medida é que a ansiedade, que os alunos quase sempre sentem antes de um exame, é positiva? E a partir de que momento é que se pode tornar prejudicial? Como é que pais e educadores podem ajudar os alunos a gerir melhor estas emoções e o próprio estudo?

Oiça a conversa da Carla Rocha com Luís Tavares, psicólogo no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrito, no Barreiro, e Membro do Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.