Tempo
|

A+ / A-

16 junho 2022

Montanha Russa

Carlos Bastos


Ron Toomer foi um engenheiro espacial americano ligado ao projeto que pôs o primeiro homem na Lua e foi um engenheiro ligado também às primeiras montanhas-russas feitas em aço. Ele projetou coisas como o carril tubular, o saca-rolhas em forma de hélice invertida ou os primeiros vagões que ficavam pendurados de pernas para o ar. Coisas que os fãs adoram e que deixam agoniados o resto dos mortais. Curiosamente, ele enjoava muito facilmente, raramente andava em qualquer uma das suas criações e justificava-se assim: “As montanhas-russas ficaram demasiadamente grandes. E quanto maiores são, mais enjoado eu fico. Só de pensar em andar fico logo maldisposto. Prefiro sentar-me na minha secretária e desenhá-las”.

Montanha Russa

São 12 meses, 52 semanas, 365 dias (mais um de bónus a cada 4 anos), com milhões de factos estapafúrdios sem efeitos secundários para o seu cérebro. Bem, em princípio.

Clique. Coragem, vá lá, clique. Afinal é só Um Dia na História.

Não pode fazer mal, pois não?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.