Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda-feira, 16 de maio de 2022

Elisabete Costa


E os mais velhos têm um importante papel a desempenhar nesta pacificação.

Boa noite, 16 de maio de 2022

“Nós, avós e idosos, temos uma grande responsabilidade: ensinar às mulheres e aos homens do nosso tempo a contemplar os outros com o mesmo olhar compreensivo e terno que temos para com os nossos netos”.

Este é o desafio deixado pelo Papa Francisco na mensagem para o Dia dos Avós que foi publicada há apenas alguns dias e qua a Igreja vai celebrar no próximo dia 24 de julho.
Esta não é a primeira vez que o Papa chama a atenção para o papel dos mais velhos na sociedade atual.
Uma sociedade que tem medo de envelhecer e foge das rugas.
Mas, Francisco afirma que envelhecer não é uma condenação, mas uma bênção”, a bênção de uma vida longa, que nunca deixa de dar frutos.
e desafia os que já viveram mais anos, a assumir a missão de serem “mestres dum modo de viver pacífico e atento aos mais frágeis”.
Num mundo constantemente ameaçado pela sombra dos conflitos, é tempo de pacificar os corações permitindo ver sempre no outro um irmão.
E os mais velhos têm um importante papel a desempenhar nesta pacificação.
Por isso Francisco deixa de novo o desafio da oração:
“Peçamos a Nossa Senhora, Mãe da Ternura, que faça de todos nós dignos artífices da revolução da ternura para juntos, libertarmos o mundo da sombra da solidão e do demónio da guerra”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.