Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Beira Baixa: um regresso obrigatório!

Ana Marta Domingues , Renato Duarte


Se um lugar não nos sai da cabeça, é porque é preciso regressar. Para saborear melhor, apreciar, viver o que não se viveu antes e descobrir as maravilhas que ainda esconde de olhares menos atentos.

De 21 a 25 de março o repórter da Renascença, Renato Duarte, voltou a percorrer os vários municípios da Beira Baixa para lhe dar a conhecer tudo o que ficou por descobrir na última viagem e para vários encontros com entrevistados muito especiais. Afinal, quem melhor do que as gentes da terra para nos dar a conhecer os seus melhores segredos?

De carro, de balão de ar quente, de kart ou de barco, nos próximos dias venha até Proença-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Penamacor e Idanha-a-Nova. É um regresso obrigatório em qualquer altura do ano. Por estes dias pode aproveitar para assistir ao festival de balões, Voar na Beira Baixa.

Uma reportagem com apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa no âmbito do projeto Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal, em parceria com o Turismo Centro de Portugal e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia.

Veja aqui alguns dos melhores momentos destes dias:

Saiba o que ver, onde dormir, o que tem mesmo que provar

Entre os céus e os passadiços, do cenário de gravação da nova série The Game of Thrones – House of the Dragon às joias do nosso património religioso, venha assistir ao evento de balonismo Voar na Beira Baixa, conhecer as nossas aldeias pitorescas, provar o melhor da nossa gastronomia. Saiba onde ficam os miradouros com as melhores vistas sobre as paisagens da Beira Baixa e descubra os segredos de uma região que tem tanto para (re)descobrir.

Oiça as reportagens do Renato Duarte na Renascença, acompanhe aqui o seu diário de bordo.

Voando pelos céus, a navegar o rio ou em caminhadas pelos trilhos pedestres, vai ver que é bom voltar aos lugares onde já foi feliz. Ou descobri-los pela primeira vez.

Descubra a Beira Baixa na APP Visit Beira Baixa, no Facebook e no Instagram.

Oiça a reportagem da Renascença.

Tem 5 dias para descobrir ou redescobrir a Beira Baixa:


21 de março, segunda-feira em Proença-a-Nova

Oiça o Renato Duarte, saiba mais sobre o evento de balonismo Voar na Beira Baixa e o trabalho do Centro de Ciência Viva da Floresta.

- Antecipamos o evento Voar na Beira Baixa. De 25 a 30 de março os balões de ar quente vão encher os céus para dar a conhecer a natureza, cultura e gastronomia da região.

- Fazemos um passeio até à Torre de Vigia de Siza Vieira e à Via Ferrata da Serra das Talhadas.

- Celebramos o dia da árvore e da floresta, lançando sementes para o futuro com as dezenas de crianças que neste dia vão plantar árvores em Proença-a–Nova.

Conheça o Centro de Ciência Viva Floresta:

22 de março, terça-feira, em Oleiros

O Renato Duarte convida-nos a seguir viagem com ele. Descemos o Rio, visitamos a Aldeia de Xisto de Álvaro, o projeto “Arte à porta” e, por fim, a Rota do Religioso, no centro de Oleiros.

- Conheça o património religioso de Álvaro. As suas duas igrejas e sete capelas são as principais atrações desta aldeia de xisto que, entre 1514 e 1836 foi vila e sede de Concelho.

- Este é o dia certo para provar e aprender os segredos do célebre cabrito estonado. E conhecer o azeite e o queijo da Beira Baixa;

- No Centro de Oleiros onde poderá observar a Arte à Porta e a Rota do Religioso.

23 de março, quarta-feira, em Vila Velha de Rodão e Castelo Branco

Siga viagem com o repórter da Renascença. Neste terceiro dia o Renato Duarte leva-nos a conhecer algumas das belezas naturais de Vila Velha de Rodão e a arte que serve de cartão de visita de Castelo Branco no mundo.

- Visite a zona de lazer Foz do Cobrão e o Miradouro das Portas do Almourão em Vila Velha de Rodão;

- Conheça o Museu Cargaleiro e o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco;

Conheça o Miradouro das Portas do Almourão:

24 de março, quinta-feira, em Castelo Branco e Idanha-a-Nova

Se nunca andou de Kart, está na hora de marcar presença no Kartódromo de Castelo Branco com o Renato Duarte… E viajar para um cenário digno de filme!

- Comece o dia a grande velocidade no Kartódromo e conheça a Escuderia de Castelo Branco.

- Visite com o nosso repórter as aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto, cenário de gravação da nova série The Game of Thrones – House of the dragon.

Conheça a aldeia de Idanha-a-Velha:

25 de março, sexta-feira, em Penamacor

Viajamos pela Beira Baixa dentro de um balão de ar quente!

- O céu da Beira Baixa volta a encher-se de cor com o evento “Voar na Beira Baixa”:

De 25 a 30 de março, cerca de duas dezenas de balões de ar quente dão a conhecer a natureza, cultura e gastronomia desta região.

A segunda edição do evento de balonismo Voar na Beira Baixa organizado pela CIM da Beira Baixa, em parceria com a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, realiza-se de 25 a 30 de março de 2022 no âmbito do projeto “Beira Baixa: 3 Dias 3 Experiências”.

Durante seis dias, cerca de 15 a 20 balões oriundos de vários países irão colorir o céu da Beira Baixa demonstrando que os voos turísticos em balão de ar quente são um contributo para o desenvolvimento turístico da região.

Os balões iniciam o seu percurso em Penamacor e seguem depois para Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros.

Cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, o evento conta com a direção técnica da Windpassenger e o apoio da Renascença.

Veja aqui outros locais que merecem a sua visita:

Proença-a-Nova:

Visita ao Roteiro das Artes

Oleiros:

Passadiços do Orvalho

Miradouro do Cabeço do Mosqueiro

Vila Velha de Ródão:

Monumento Natural das Portas de Ródão

Castelo Rei Wamba

Castelo Branco

Jardim do Paço Episcopal

Castelo e Miradouro de S. Gens

Penamacor

Castelo – Torre de Menagem

Reserva Natural da Serra da Malcata

Idanha-a-Nova

Penha Garcia

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.