Tempo
|

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Valorizar o ambiente está nas suas mãos, descubra como!

Ana Marta Domingues


Oiça dicas de valor, a favor do meio-ambiente, em parceria com a Valormed n’As Três da Manhã da Renascença.

Aproveite a chegada da primavera:

Faça uma revisão à sua farmácia doméstica.

Separe as embalagens e medicamentos fora do prazo ou que já não necessita e entregue-os num ponto de recolha VALORMED. Assim, está a dar-lhes o encaminhamento adequado e a prevenir a contaminação dos solos e águas se os depositasse no lixo doméstico ou despejasse através dos esgotos. Os resíduos depositados nos contentores VALORMED são, depois de separados e classificados, enviados para reciclagem e os restos de medicamentos para incineração com valorização energética.

A revisão da farmácia doméstica deve ser feita regularmente para verificar o prazo de validade de todos os medicamentos, por exemplo a cada 6 ou 12 meses, pelo que é muito importante não deitar fora as embalagens e também os folhetos. Lembre-se que, por exemplo, gotas para os olhos e alguns xaropes de preparação extemporânea têm um tempo de utilização depois de abertos ou preparados.

As embalagens também devem ser colocadas nos pontos de recolha VALORMED, pois estiveram em contacto com os medicamentos. Não as separe para as depositar no ecoponto azul.

Lembre-se que estes resíduos são especiais e precisam de um tratamento adequado: por isso é que foi criada a VALORMED.

Todos sabemos que é preciso preservar o ambiente e proteger a saúde e esse esforço deve começar em casa de cada um de nós, com mudanças muito simples.

Resíduos de medicamentos descartados indevidamente contaminam os solos e a água. Ajude-nos a cuidar da natureza e deposite os seus medicamentos fora de uso ou de prazo nos contentores VALORMED, existentes nas farmácias e parafarmácias aderentes.

Sabia que mais de metade dos portugueses ainda não faz a separação de resíduos de medicamentos?

Pelo ambiente, e por todos nós, é urgente reduzir este número!

Frascos, cartonagens, folhetos, bisnagas, blisters, ampolas, colheres-medida devem ser separados e depositados nos pontos de recolha da VALORMED.

Descartar os medicamentos e embalagens no lixo comum ou nos esgotos contamina o ambiente e põe em perigo a saúde de todos.

Portanto, não perca tempo: reúna os resíduos de medicamentos de que já não necessita ou que estão fora do prazo de validade e deposite-os no contentor VALORMED.

São já mais de 3.200 pontos de recolha em todo o país e é muito provável que uma farmácia ou parafarmácia próxima de si disponibilize este serviço de recolha.

Sem dúvida que o bem do planeta começa com o que fazemos todos os dias em nossas casas…

A VALORMED sugere-lhe gestos de valor pelo ambiente. Proteger o planeta é uma questão de atitude e de consciência, mas também mudança de hábitos.

Está na hora de pôr em prática novos gestos e hábitos amigos do ambiente!

Se ainda não o faz, comece a entregar os resíduos de medicamentos que já não utiliza ou que estão fora do prazo num ponto de recolha VALORMED, disponível em farmácias e parafarmácias de todo o país. Estes resíduos nunca devem ser colocados no lixo comum e ecopontos ou despejados nos esgotos! A VALORMED dá-lhes o tratamento adequado!

Mas sabe o que acontece aos medicamentos e às suas embalagens depois de serem entregues num ponto de recolha VALORMED?

Conheça todo o processo:

Os contentores VALORMED são recolhidos e seguem para um centro de triagem, onde os resíduos são separados e classificados.

Os materiais que podem ser reciclados (papel, plástico, vidro), são enviados aos respetivos recicladores para serem reutilizados.

Os restantes resíduos, como os restos de medicamentos, são eliminados de forma segura por incineração com valorização energética.

Não se esqueça: existe sempre uma farmácia ou parafarmácia próxima de si onde pode depositar os resíduos de embalagens e medicamentos que tem em casa e já não utiliza ou que já ultrapassaram o prazo de validade.

Separar e entregar tem que ser um hábito:

Não deixe que as férias ou o stress do dia-a-dia o façam esquecer estas boas práticas.

Não se esqueça de rever regularmente a sua farmácia doméstica e entregar nos pontos de recolha VALORMED todos os medicamentos que já não usa ou que estejam fora do prazo.

Já sabe realmente o que pode depositar nos pontos de recolha VALORMED?

Os restos de medicamentos, embalagens e acessórios de administração, como copos ou colheres-medida podem – e devem! – ser depositados nos contentores existentes nos pontos de recolha.

Mas atenção: agulhas, seringas com agulhas, radiografias, termómetros de mercúrio, materiais de penso e cirúrgico, álcool etílico e água oxigenada, produtos químicos e detergentes, etc. não estão entre os materiais que fazem parte do âmbito de gestão atribuído à Valormed e, por isso, não podem que podem ser depositados nos contentores. Já agora: sabe se a Farmácia ou Parafarmácia que habitualmente frequenta têm um contentor para recolha de resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso ou de prazo? Na sua próxima visita, tire esta dúvida. Caso ainda não exista sugira-lhe que adira ao sistema VALORMED.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.