Tempo
|

A+ / A-

Lotaria

Carlos Bastos


São 12 meses, 52 semanas, 365 dias (mais um de bónus a cada 4 anos), com milhões de factos estapafúrdios sem efeitos secundários para o seu cérebro. Bem, em princípio. Clique. Coragem, vá lá, clique. Afinal é só Um Dia na História. Não pode fazer mal, pois não?

Lotaria

A Lotaria Nacional Portuguesa, explorada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, surgiu em 1939, sucedendo a diversos tipos de lotarias que existiram no nosso país desde o século 18.

Foi a rainha D. Maria I que deliberou a concessão de uma lotaria à Santa Casa da Misericórdia cujos lucros eram repartidos equitativamente pelo Hospital Real, pelos Expostos e pela Academia Real das Ciências.
Atualmente, um terço dos lucros são repartidos com a Direção-Geral do Tesouro.
O que não deixa de ser irónico porque a primeira lotaria nacional surgiu em Inglaterra precisamente para não se aumentarem os impostos. 😊
O Carlos Bastos conta-lhe tudo num "Um Dia na História".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.